Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13008
Título: A importância da administração estratégica na gestão pública municipal a gespública como instrumento de melhoria contínua na administração pública
Autor(es): Araújo, Wagner Freire de
Palavras-chave: Gestão Pública
Administração Estratégica
Excelência
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: A evolução da gestão publica nos últimos anos vem trazendo para os envolvidos no processo algumas nuances que necessitam ser analisadas sob os mais diversos aspectos. Primeiramente, os gestores que precisaram se atualizar para acompanhar a demanda cada vez mais crescente de serviços oferecidos à sociedade, montando estratégias cada vez mais bem estruturadas, voltadas para as metas prepostas, com visão no presente e no futuro e com o pensamento voltado para a responsabilidade social e sustentabilidade de todo o processo. Depois, os funcionários públicos executores das estratégias planejadas, que também precisam se reciclar constantemente para realizar de forma adequada o que foi planejado, atuando diretamente como um elo entre os serviços disponibilizados e aqueles que recebem estes serviços, agindo em preceito com as normas de moral que devem conduzir os servidores públicos. E finalmente aqueles que efetivamente recebem esses serviços, os chamados clientes-cidadãos, que também estão cada vez mais conscientes de seus direitos, mais exigentes, fazendo com que os serviços sejam cada vez mais rápidos, com boa qualidade e voltados cada vez mais para a sustentabilidade do ambiente. Neste sentido o presente trabalho buscou verificar a importância do planejamento estratégico no âmbito da gestão pública municipal e a percepção de como o mesmo poderia ser aplicado, levando-se em consideração a necessidade de aperfeiçoamento dos principais agentes envolvidos no processo: os gestores, os técnicos e a sociedade. O método empregado foi o de pesquisa bibliográfica, onde realizamos uma introdução à Gespública, Instrumento de Avaliação de Gestão Pública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, estudando os critérios e itens de avaliação. Concluímos por entender que a Gespública é um importante instrumento de mudança organizacional e que se apresenta como um diferencial no sentido de mudar para melhor a administração pública, notadamente na esfera municipal, que por estar mais próximo dos cidadãos, representa hoje o principal agente de distribuição de desenvolvimento regional exercendo funções antes oferecidas pela esfera federal. Finalizamos identificando que a administração estratégica se tornou imprescindível para a administração pública e que para ser melhor desempenhada se faz necessário que seus gestores estejam cada vez mais preparados e que busquem sempre melhorarem continuamente através de reciclagem e utilizando instrumentos modernos e confiáveis a exemplo do Gespública.
Descrição: ARAÚJO, Wagner Freire de. A importância da administração estratégica na gestão pública municipal a gespública como instrumento de melhoria contínua na administração pública.2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4065
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13008
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wagner Freire de Araújo.pdfWagner Freire de Araújo404.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.