Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13009
Título: Contribuição do projeto técnico sócio-ambiental da cagepa para comunidades carentes
Autor(es): Moreira, Francisca Zilmar Martins
Palavras-chave: Gestão pública
Educação ambiental
Comunidades carentes
Data do documento: 1-Dez-2014
Resumo: Conhecer como é desenvolvido o projeto Técnico Sócio-ambiental prestado pela Cagepa, junto a comunidades carentes da Paraíba foi o objetivo da presente pesquisa. Os bairros de Camalaú e Manguinhos foram escolhidos por suas características de maior concentração de problemas sócio-ambientais, relacionados com a falta de esgotamento sanitário, como esgoto a céu aberto, áreas de mangue e presença de Mata Atlântica que estão paulatinamente sendo degradada. As ações desenvolvidas pelo projeto técnico sócio ambiental da Cagepa trouxeram para a Escola de Juizado de Menores e Escola Marizelda Lira da Silva, escolas representativas para efeito desta pesquisa, importantes informações. O que mais surpreendeu foi que após a aplicação do projeto as informações foram absorvidas de maneira mais consciente nos alunos da quarta série da Escola do Juizado de Menores, onde eles afirmaram ser de responsabilidade de todos nós o cuidado com o meio ambiente. Eles também aprovaram a metodologia desenvolvida durante o projeto, onde a maioria achou a mesma satisfatória. Ambas as instituições apontaram a escola como local mais apropriado para receberam informações sobre a educação ambiental. Foram da mesma opinião quando assinalaram os principais problemas ambientais da localidade onde vivem. Lixo nas ruas e esgotos e a poluição das águas foram os problemas mais apontados. Enfim, a aplicação do referido projeto foi primordial tanto para a obtenção de informações sobre o nível de conhecimento dos alunos sobre as questões ambientals, bem como para disseminar mais informações sobre como cuidar melhor do meio ambiente em que vivem.
Descrição: MOREIRA, Francisca Zilmar Martins. Contribuição do projeto técnico sócio-amiental da cagepa para comunidades carentes. 2012. 45f. Monografia (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6358
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13009
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Zilmar Martins Moreira.pdfFrancisca Zilmar Martins Moreira1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.