Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13010
Título: Servidores comissionados e sua tutela jurídica
Autor(es): Silva, Nereide Ferreira da
Palavras-chave: Administração Pública
Servidores comissionados
Tutela jurídica
Servidor público
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: A presente pesquisa procurou avaliar alguns julgados de servidores públicos comissionados que recorreram à tutela jurisdicional para assegurar direitos negados em seus setores de trabalho, bem como observar os deveres desses mesmos trabalhadores à luz da legislação pátria. Com base nisso, este estudo teve como objetivo analisar o enquadramento legal dos cargos comissionados na Administração Pública, abrangendo suas garantias jurídicas e também suas obrigações. Desta forma, tal pesquisa justifica-se por ser um instrumento de análise útil para a sociedade, incluindo principalmente os agentes envolvidos: Estado e servidores, com fulcro de melhorar a Gestão Pública. O procedimento metodológico utilizado foi pesquisa documental, conjuntamente com estudo de casos jurídicos julgados pelos Tribunais brasileiros. Obteve-se como resultado o predominante entendimento na jurisprudência no sentido de igualar servidores efetivos e comissionados, ou seja, os direitos garantidos aos servidores efetivos deverão ser estendidos também aos servidores em comissão, naquilo que for compatível com a natureza transitória do cargo. Por fim, concluiu-se que a qualidade no serviço público requer respeito à dignidade de seus servidores, sejam eles efetivos ou comissionados, e que qualidade de gestão é prioritariamente cumprimento legal.
Descrição: SILVA, Nereide Ferreira da. Servidores comissionados e sua tutela jurídica. 2012. 61f. Monografia (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6899
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13010
ISSN: CDD 351
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nereide Ferreira da Silva.pdfPDF - Nereide Ferreira da Silva544.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.