Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13015
Título: Gestão educacional: a importância do pedagogo na gestão escolar de uma escola pública do estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Maria das Neves Ribeiro da
Palavras-chave: Gestão educacional
Gestão pedagógica
Gestão democrática
Data do documento: 28-Jan-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do pedagogo na gestão educacional em uma escola pública do estado da Paraíba. Neste sentido, abordaremos as funções do pedagogo e os processos da gestão pedagógica democrática, com a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre a atuação deste profissional da educação, enquanto sua atuação no interior da escola, bem como os limites e sua profissionalidade no sistema de ensino público. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, cujo o público alvo foram funcionários, direção e professores de uma escola pública estadual da grande João Pessoa – PB. Todos os dados coletados foram por meio de um questionário e roteiro de entrevista, buscando coletar os dados necessários para se chegar a um conhecimento prático, obtendo resultados consistentes e concretos sobre a importância do pedagogo no trabalho escolar de forma participativa e democrática. Por fim, os resultados relaciona-se a teoria com a realidade enfatizando as diversas funções que competem ao pedagogo no sistema de ensino público da Paraíba e mostram que este profissional é de suma importância no processo de construção para a melhoria da qualidade de ensino.
Descrição: SILVA, Maria das Neves Ribeiro da. Gestão educacional: a importância do pedagogo na gestão escolar de uma escola pública do estado da Paraíba. 2015.40f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8509
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13015
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Neves Ribeiro da Silva.pdfPDF - Maria das Neves Ribeiro da Silva763.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.