Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13016
Título: O incentivo à qualificação: um estudo na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Albuquerque, Adriana de Cássia Fonsêca de
Palavras-chave: Motivação
Satisfação
Recursos humanos
Serviço público
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar quais os fatores que influenciam a satisfação e a motivação no trabalho dos servidores públicos da área contábil da niversidade Federal da Paraíba após a conclusão de cursos de qualificação especialização, mestrado e doutorado). Foram abordados assuntos relacionados à motivação humana, motivação no ambiente organizacional (com ênfase no serviço público), gestão de recursos humanos e a Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, a qual se tornou parâmetro para análise dos dados colhidos neste estudo. Devido às grandes mudanças ocorridas, sobretudo a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia, o mercado de trabalho tornou-se mais exigente, pedindo pessoas mais preparadas e especialmente motivadas. Diante deste cenário, foi adotada uma pesquisa de campo, através de um questionário desenvolvido e aplicado com questões abertas e fechadas para os servidores, com a finalidade de descobrir o grau de motivação no trabalho após a conclusão desses cursos de qualificação. As conclusões que foram apontadas através da pesquisa mostram que os fatores de maior satisfação estão na jornada de trabalho e no incentivo financeiro recebido, oriundo desta qualificação. Os fatores de insatisfação apontados pelos servidores são em relação ao salário e falta de interesse por parte dos superiores em incentivar os funcionários a se capacitarem. Mesmo diante destes fatos, a maioria declarou estar motivada no ambiente de trabalho, motivação esta proveniente, principalmente, do conhecimento adquirido através da qualificação, para ser agregado ao trabalho executado.
Descrição: ALBUQUERQUE, Adriana de Cássia Fonsêca de. O incentivo à qualificação: um estudo na Universidade Federal da Paraíba. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2887
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13016
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana de Cássia Fonsêca de Albuquerque.pdfAdriana de Cássia Fonsêca de Albuquerque668.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.