Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13027
Título: O programa agroamigo do BNB: na visão dos usuário do Conde - PB
Autor(es): Vasconcelos, Bruno Cavalcante de
Palavras-chave: Microcrédito
Desenvolvimento
Qualidade de vida
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: O microcrédito se apresenta como uma importante ferramenta no combate a pobreza pelo mundo. No Brasil, várias organizações se dedicam a conceder pequenos créditos a micro empreendedores, a exemplo do BNB – Banco do Nordeste do Brasil, instituição estudada. De forma, que o presente trabalho teve como objetivo principal discutir a qualidade de vida dos empreendedores financiados pelo programa de microcrédito AgroAmigo. Tratou-se de um estudo analítico, de abordagem quantitativa e qualitativa, que oportunizaram ao pesquisador uma maior compreensão acerca das vivências dos indivíduos pesquisados. A pesquisa se desenvolveu no município do Conde – PB, com 43 indivíduos titulares do crédito concedido pela instituição, por meio da aplicação de um questionário que deteve de perguntas abertas e fechadas e observações de campo. Pelos dados coletados foi possível a construção do perfil dos usuários do Programa, bem como avaliar as características percebidas em relação à qualidade de vida. Entre os principais resultados percebidos têm-se que a amostra é composta em sua maioria por mulheres entre 18 e 39 anos, agricultoras, casadas e que dividem suas atividades trabalhistas com seus cônjuges. São pessoas com renda de até R$ 705,00 e que financiaram até R$ 2.500,00 junto à organização. O aumento do capital foi apontado como principal vantagem, enquanto que o prazo para quitação do empréstimo se diagnostica como uma desvantagem a ser melhorada. Apesar da condição de renda ter sofrido melhoria, segundo os usuários, esse ganho não foi suficiente para uma mudança de classe econômica e na qualidade de vida, conforme as demais variáveis pesquisadas (educação, saúde, lazer, aquisição de bens móveis e imóveis) que permaneceram entre inalteradas ou sofreram pequenas mudanças.
Descrição: VASCONSCELOS, Bruno Cavalcante de. O programa agroamigo do BNB: na visão dos usuário do Conde - PB. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2888
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13027
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Cavalcante de Vasconcelos.pdfBruno Cavalcante de Vasconcelos1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.