Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13046
Título: Estado, cultura e mercado: políticas culturais no Brasil (1930-2010)
Autor(es): Medeiros, José Luan da Costa
Palavras-chave: Brasil
Política pública
Cultura
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: Nosso trabalho trata de um importante processo político, no qual a cultura e a inserção da diversidade brasileira na ideia de nação começaram a incomodar artistas e políticos. A partir desse momento elaboraram-se ações e políticas culturais que agregassem parte das manifestações culturais como símbolo da incipiente nacionalidade mestiça e híbrida, nosso objetivo é estudar o processo histórico no qual se desenvolveram as políticas culturaisem determinadas épocas analisadas por nós como importantes. Vamos abordar, através de pesquisa documental e análise de textos que tratem sobre as políticas culturais, bem como os estudos de intelectuais e artistas que ajudaram a solucionar o problema da identidade nacional, como Gilberto Freire e Mário de Andrade. Dentre os momentos históricos estudadosestão os períodos do Estado Novo com Getúlio Vargas, A ditadura militar e seus órgãos de censura, a redemocratização e a instalação das políticas neoliberais nos governos de José Sarney, Itamar Franco, Collor de Melo e a consolidação desse sistema com Fernando Henrique Cardoso. Como resultado daremos destaque aos avanços e a democratização das políticas culturais pelo governo Lula e seus mecanismos como o Plano Nacional de Cultura, as Conferencias de Cultura e seus Pontos de Cultura, políticas que possuíram a sensibilidade dos Ministros Gilberto Gil e do Juca Ferreira, os quais contrários a comercialização da cultura através da lei Rouanet, tentam traçar outras trilhas que levem cultura e arte para todo povo brasileiro, independente de região e de categorias como “público alvo”, pois a universalização do acesso aos bens culturais são os mais importantes avanços da gestão cultura no governo Lula.
Descrição: MEDEIROS, José Luan da Costa. Estado, cultura e mercado: políticas culturais no Brasil (1930-2010). 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9251
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13046
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ LUAN DA COSTA MEDEIROS.pdf354.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.