Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13047
Título: A recuperação do crédito tributário no âmbito da secretaria de estado da receita da Paraíba
Autor(es): Batinga, Tibério Rômulo Medeiros
Palavras-chave: Inadimplência
Causa
Controle
Cobrança
Data do documento: 14-Abr-2016
Resumo: A proposta apresentada neste trabalho visa adentrar em uma área delicada e de crescente preocupação junto aos administradores tributários: a inadimplência tributária, neste caso específico, a inadimplência no Estado da Paraíba, com referência ao ICMS. Inicia-se com um breve preâmbulo e considerações sobre sonegação e inadimplência. Posteriormente é realizado um estudo sobre os conceitos básicos do ICMS. Verificar-se-á no capítulo 4 que durante a fase administrativa o Estado, exauridamente, vale-se por diversas manobras para receber o devido imposto. Assim não ocorrendo, partese então para a fase judicial do processo, uma fase que, como demonstrado, deve ser tratada de forma meticulosa e bem planejada. Finalmente, concluímos que as pressões sociais e econômicas, pelas quais passam os contribuintes, refletem na escassez de disponibilidade. Isto agrava o grau de liquidez da economia e como resultado, se tem mais débito que crédito. É notório que o devedor tende a pagar ao credor que primeiro cobrar, e nesta situação os Estados estão em desvantagem, devido a ausência de uma política de recuperação de crédito eficiente, eficaz e contínua. Constatamos que tão importante quanto auditar, é reverter o fruto deste trabalho em benefício para toda sociedade.
Descrição: BATINGA, Tibério Rômulo Medeiros. A recuperação do crédito tributário no âmbito da secretaria de estado da receita da Paraíba. 2015. 46f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9541
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13047
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tibério Rômulo Medeiros Batinga.pdfPDF - Tibério Rômulo Medeiros Batinga1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.