Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13048
Título: Políticas públicas para as mulheres gestantes de alto risco no Instituto Cândida Vargas em João Pessoa
Autor(es): Farias, Mery Anne Pereira
Palavras-chave: Políticas públicas
Saúde pública
Mulher
Data do documento: 14-Abr-2016
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo introdutório sobre as políticas públicas para as mulheres gestantes de alto risco desenvolvidas no Instituto Cândida Vargas em João Pessoa-PB. A proposta nasceu a partir da observação de problemas na identificação de gestantes de alto risco que buscam o atendimento no ICV – a única instituição de saúde pública de referência em gestação de alto risco na Paraíba. Sabe-se que a saúde da mulher não pode ser vista só em ciclo reprodutivo e sim de forma integral, pois várias doenças acometem sua vida profissional, pessoal e social. Para a execução desta pesquisa, usou-se como método a pesquisa qualitativa. O estudo fundamentou-se nos aportes teóricos sobre o Sistema Único de Saúde-SUS, apresentados por Vasconcelos e Pasche (2009). Discorre-se as ações e alcances das políticas públicas apresentadas por Lopes, Amaral e Caldas (2008). Elenca-se as metodologias e técnicas elencadas pelo método “Mãe-Canguru” – repercussões sobre a amamentação e aspectos clínicos de recém-nascidos pré-termo de baixo peso” discutidas por Padilha e Steidl (2015). Foram utilizados como material documental 21 (vinte e um) prontuários e, com a análise dos dados, chegou-se a considerações gerais, entre elas, a de que a gestação de alto risco, não tem sido informada de maneira clara sobre seus problemas e que é necessária maior atenção dos setores públicos – através de uma campanha de orientação em diversos espaços, além do hospital – para com a redução da mortalidade materna e infantil na Paraíba.
Descrição: FARIAS, Mery Anne Pereira. Políticas públicas para as mulheres gestantes de alto risco no Instituto Cândida Vargas em João Pessoa. 2015. 72f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9542
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13048
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mery Anne Pereira Farias.pdfPDF - Mery Anne Pereira Farias4.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.