Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13050
Título: Políticas públicas para a promoção da sustentabilidade ambiental no assentamento Veneza, Pilões/PB
Autor(es): Cavalcante, Tânia Maria dos Santos
Palavras-chave: Políticas públicas
Organização social
Sustentabilidade
Data do documento: 14-Abr-2016
Resumo: A Serra do Espinho é o nome dado às elevações situadas na vertente oriental do Planalto da Borborema, na área ocupada pelo município de Pilões/PB, em direção ao município de Cuitegi/PB. É formada predominantemente por material cristalino, com densa rede de drenagem que modela vales em “V”. Apesar de ser um ambiente ocupado por pequenas comunidades, de proporcionar a produção agrícola e pecuária, a manutenção de florestas e animais e ainda ter forte potencial turístico, essa área possui limitações sociais, econômicas e ambientais. Nesse contexto, realizou-se um estudo em uma das comunidades da Serra do Espinho, o Assentamento Rural Veneza, para analisar o seu potencial geoambiental, a necessidade e importância da atuação de políticas públicas para a promoção da sustentabilidade ambiental local. Os métodos utilizados na pesquisa seguiram os pressupostos escritos por Ab’Sáber (1969) e Tricart (1977), tendo a Teoria Geral dos Sistemas como base para um estudo integrado do meio ambiente. Os estudos foram divididos em etapas de gabinete, com pesquisas preliminares de revisão de literatura e preparação das fichas de campo; na área da pesquisa foram coletadas todas as informações necessárias para confirmar a verdade terrestre. Os resultados mostraram que as políticas públicas atuantes no Assentamento Rural Veneza têm promovido o desenvolvimento social (habitação, educação e transporte), ambiental e contribuído para uma maior e melhor organização das associações de moradores e das mulheres rendeiras; Os assentados estão aprendendo a valorizar o seu potencial natural e social, procurando desenvolver o turismo rural, com várias atividades que envolvem as famílias de todos, como é o caso das mulheres rendeiras, da casa de farinha, dos produtos artesanais, da gastronomia, das caminhadas pela mata e dos banhos nas cachoeiras. Entretanto, ainda carecem de mais apoio e investimentos para dar continuidade a projetos essenciais para a sustentabilidade dos assentados.
Descrição: CAVALCANTE, Tânia Maria dos Santos. Políticas públicas para a promoção da sustentabilidade ambiental no assentamento Veneza, Pilões/PB. 2015. 51f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9543
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13050
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tânia Maria dos Santos Cavalcante.pdfPDF - Tânia Maria dos Santos Cavalcante2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.