Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13076
Título: Percepção dos usuários sobre a estratégia saúde da família no Município de Fagundes - PB
Autor(es): Silva, Bruna Moura da
Palavras-chave: Usuário
Atenção Básica
Estratégia Saúde da Família
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: A assistência à saúde no Brasil vem melhorando com o passar do tempo e precisamente com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988. Mais recentemente, com a criação do Programa Saúde da Família em (1994) a população brasileira vem tendo acesso à promoção e prevenção da saúde e doenças, com o cuidado centrado na preservação da Saúde da Família. O presente estudo tem como objetivo avaliar a concepção dos usuários em relação à funcionalidade, atendimento e o modelo técnico-assistencial que são desenvolvidos pela Estratégia Saúde da Família no município de Fagundes-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Como meio de instrumento de coleta de dados foram utilizados entrevistas semi-estruturadas, nos quais foram feitas análises de conteúdos, segundo o que propõe Bardin (2007). Constatou-se que a maioria dos participantes é do sexo feminino, com grau de instrução primário, apresentaram pouco conhecimento sobre o funcionamento das unidades de saúde investigadas, relataram a falta de médico, à demora na marcação e realização dos exames e a desorganização do atendimento. Ao final, verificamos que a necessidade de uma maior interação entre a equipe e a comunidade para a criação de vínculo e confiança, a fim de propiciar ações e melhorias que visam identificar a real necessidade da população, e a efetividade desta estratégia.
Descrição: SILVA, Bruna Moura da. Percepção dos usuários sobre a estratégia saúde da família no Município de Fagundes - PB. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2274
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13076
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna moura da silva.pdfBruna Moura da Silva1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.