Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13078
Título: Importância da realização do tratamento odontológico durante o período gestacional
Autor(es): Chaves, Vanusia Oliveira Jorge
Palavras-chave: Saúde pública
Saúde bucal
Gestante
Pré-natal
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: Esse estudo discute as possibilidades e dificuldades da realização de ações de saúde bucal ma gestação. Considera a gestação um momento oportuno para se promover saúde bucal, por ser um período em que a mulher se encontra susceptível a incorporação de novos hábitos e atitudes favoráveis à saúde. É direito da gestante receber atenção odontológica na gravidez, através de ações de promoção de saúde e do atendimento individual. As ações preventivas e educativas são fundamentais para que a mãe cuide de sua saúde bucal e introduza hábitos saudáveis desde o início da vida da criança. O pré-natal é um espaço privilegiado para trabalhar a promoção da saúde bucal com as gestantes e garantir acesso ao tratamento odontológico. Medos e crenças sem fundamentação científica, e até mesmo a insegurança dos profissionais no que se refere ao atendimento odontológico da gestante, dificultam a realização das ações de saúde bucal na gestação. Tais ações devem se desenvolver atreladas ao pré-natal e através de uma abordagem interdisciplinar. Desta maneira a mulher poderá se conscientizar da importância da atenção odontológica na gestação, vencer medos e tabus a respeito do atendimento odontológico, e, atuar como agente multiplicador de informações preventivas e de promoção da saúde bucal. O trabalho foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica na obra de vários autores, por se adequar melhor a natureza do estudo. Palavras-
Descrição: CHAVES, Vanusia Oliveira Jorge. Importância da realização do tratamento odontológico durante o período gestacional. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2276
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13078
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_VANUSIA.pdf346.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Vanusia Oliveira Jorge Chaves.pdfVanusia Oliveira Jorge Chaves685.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.