Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13083
Título: Consórcio intermunicipal de saúde como ferramenta de regionalização: a experiência do CISAPE no Sertão do Araripe Pernambuco
Autor(es): Jerônimo, Aline Silva
Palavras-chave: Gestão em saúde
Regionalização
Consórcios de saúde
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Com a descentralização e as novas atribuições e competências em relação às políticas sociais e com objetivo de aumentar a capacidade de gestão, muitos municípios se organizaram para constituir Consórcios Intermunicipais, visando principalmente à melhoria da prestação dos serviços de saúde, onde essa ferramenta têm sido objeto freqüente de avaliações de resultado, impacto e mecanismos de implementação do processo de regionalização tanto nos estados quanto nos municípios. Este estudo tem como objetivo geral analisar o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano enquanto ferramenta de regionalização no interior do estado de Pernambuco. A pesquisa se processou em bases qualitativas, onde foi adotado o método de pesquisa documental. Como caso exemplar foi escolhido o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano que representa uma estrutura já consolidada e incorporada ao cotidiano dos municípios que o compõe. Foram respeitados os preceitos éticos e iniciada a pesquisa após assinatura do Termo de Autorização do representante legal da instituição. Como técnica de coleta de dados foi realizada consultas a bases de dados administrativos dos registros do CISAPE. Para análise dos dados qualitativos foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. O estudo revelou aspectos importantes em relação à formação e o desenvolvimento dos consórcios intermunicipais ampliando a visão sobre a execução de políticas públicas com base na participação dos entes consorciados. Os resultados mostraram que o CISAPE tem representado ganhos e melhorias da capacidade de gestão e maior eficiência na oferta de serviços para os municípios da região do Araripe Pernambucano, apresentando como vantagens deste tipo de cooperação a referência aos serviços oferecidos, a reestruturação de sua oferta e uma maior resolutividade e melhor qualidade dos serviços ofertados pelo consórcio.
Descrição: JERÔNIMO, Aline Silva. Consórcio intermunicipal de saúde como ferramenta de regionalização: a experiência do CISAPE no Sertão do Araripe Pernambuco. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2460
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13083
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Silva Jerônimo.pdf9.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.