Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13084
Título: Perfil social e risco ocupacional dos trabalhadores do matadouro público de Sapé/PB
Autor(es): Lugo Neto, Domingos Fernandes
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Risco ocupacional
Matadouro
Zoonoses
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A presente monografia centrou-se na análisedo perfil social e risco ocupacional dos trabalhadores do Matadouro Público de Sapé/PB. Para tanto, realizamos uma pesquisa do tipo descritiva, de caráter quanti-qualitativa, cuja amostra adotada foi por conveniência.A coleta de dados se deu através de entrevista semi-estruturada direta e consensual, bem como, recorreu-se a observações assistemáticas, junto a 50% dos trabalhadores em contato direto com risco ocupacional na sala de matança, correspondendo a 32 entrevistas, realizada em 2012. Mediante os resultados, constatamos que 78,12% dos entrevistados são do sexo masculino e 21,88% do feminino.Da totalidade dos entrevistados,59% são analfabetos; 84% sobrevivem com até um salário mínimo e com este mesmo percentual de trabalhadoresque estão no matadouro a mais de 11 anos. No que refere-se a frequência médica, constatamos que 53% não buscam os serviços de saúde, mesmo estando expostos a risco sanitário elevado, enfatizado na política de saúde do trabalhador. Assim, podemos concluir que a realidade social e sanitária evidenciada no matadouro público de Sapé/PB retrata as péssimas condições de trabalho e de vida destes trabalhadores, frente as zoonoses presentes neste tipo de estabelecimento, que apenas representa um meio insuficiente de sobrevivência e promoção do sustento das famílias destes trabalhadores.
Descrição: LUGO NETO, Domingos Fernandes. Perfil social e risco ocupacional dos trabalhadores do matadouro público de Sapé/PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2461
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13084
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Domingos Fernandes Lugo Neto.pdf12.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.