Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13085
Título: Avaliação dos indicadores de cura e abandono do tratamento de tuberculose no município de João Pessoa – PB no período de 2001 a 2009
Autor(es): Pequeno, Gutenberg Alves
Palavras-chave: Tuberculose
Resultado de tratamento
Serviço de saúde
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A tuberculose é um problema de saúde pública que tem demonstrado altas taxas de morbidade e mortalidade, tornando-se prioridade entre as políticas governamentais de saúde, que estabelecem diretrizes e fixam metas para a sua prevenção e controle. No Brasil, no ano de 2003, começou a ser definida a nova estratégia descentralizadora de controle da tuberculose de forma que os municípios tornassem, a partir de então, responsáveis pela implantação dos programas de controle da tuberculose, sendo incorporadas as ações nas unidades de saúde da família. Diante disso, em João Pessoa, um dos seis municípios prioritários para o controle da tuberculose na Paraíba, com características e problemas inerentes aos grandes centros urbanos, procurou-se saber se a descentralização das ações de controle da tuberculose para o âmbito da estratégia saúde da família vem obtendo os resultados desejados. Assim, objetiva-se avaliar os indicadores de cura e abandono do tratamento de tuberculose notificados no município João Pessoa, após a descentralização da atenção aos casos de tuberculose. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem quantitativa no município João Pessoa/PB/Brasil, através de um estudo tipo ecológico de série temporal, predominantemente analítico. A coleta de dados foi realizada junto a base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, envolveu todos os casos de tuberculose do município notificados, com o tratamento encerrado no período em questão. Para a análise, empregou-se o software de análise estatística e elaboração de gráficos R versão 2.10.1, no qual se processou o teste de proporções e o teste de tendência de proporções. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, estatisticamente, ocorreu uma tendência significativa (valor - p < 0,05) para redução dos casos de abandono na Atenção Primária de Saúde e o que chamou atenção é que houve evidências para redução da proporção de curados no Serviço Especializado no transcorrer dos anos estudados. Conclui-se então que, para que os resultados almejados sejam alcançados com o processo de descentralização, é necessário não apenas transferir os casos de tuberculose para a realização do tratamento na Atenção Primária de Saúde, mas também reestruturar os serviços, melhorando a oferta e a qualidade dos recursos humanos e materiais e moldando as atividades a partir da realidade local.
Descrição: PEQUENO, Gutenberg Alves. Avaliação dos indicadores de cura e abandono do tratamento de tuberculose no município de João Pessoa – PB no período de 2001 a 2009. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2462
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13085
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gutenberg Alves Pequeno.pdf14.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.