Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13088
Título: Avaliação dos indicadores de saúde bucal na atenção básica do município de João Pessoa - PB
Autor(es): Jovito, Vanessa de Carvalho
Palavras-chave: Saúde bucal
Odontologia
Indicadores básicos de saúde
Data do documento: 25-Nov-2013
Resumo: A odontologia passou a ser implantada na Estratégia de Saúde da Família(ESF) devido à necessidade de reorganizaçãodos serviços de saúde bucal e sua reaproximaçãodapopulação,enfrentando os problemas existentes e procurando integrar a prática aos profissionais da equipe.As ações de saúde são monitoradas através dos indicadores de saúde. Para a odontologia tem-se como indicadores a primeiraconsultaodontológica programática e a escovação dental supervisionada, com metas pactuadas ao mês de 2% e 2,1% respectivamente. O objetivo do trabalho foi avaliar os indicadores de saúde bucal do município de João Pessoa-PB nos anos de 2007 a 2011, antes e após a implantação da Vantagem de Peculiaridades Individual (VPI) aos profissionais.Os dados foram coletados através do departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS)e analisados descritivamente. Como resultado apenas no ano de 2011 conseguiu-se atingir a meta pactuada para os indicadores.Houve uma melhoria tanto no acesso a serviços de saúde bucal,quanto àprática de atividades preventivas, podendo está relacionada a implantação do VPI. A análise de indicadores de saúde bucal, como os utilizados neste trabalho, permiteque os gestores possam planejar ações que contribuam para o melhoramento dos serviços odontológicos oferecidos e práticas preventivas
Descrição: JOVITO, Vanessa de Carvalho. Avaliação dos indicadores de saúde bucal na atenção básica do município de João Pessoa - PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2538
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13088
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa de Carvalho Jovito.pdf6.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.