Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13089
Título: Modelos de assistência em saúde bucal no Brasil
Autor(es): Marques, Jofman Barreto
Palavras-chave: Serviço de saúde bucal
Assistência social
Saúde bucal
Data do documento: 25-Nov-2013
Resumo: No Brasil, os modelos assistenciais em saúde evoluíram em meio a tropeços e conquistas. Atualmente abrangem grande parte da população, utilizando-se de serviços preventivos, curativos, muitas vezes especializados e baseados em estudos atuais e em experiências passadas. Este trabalho objetivou investigar, com base na literatura da área, a evolução dos modelos assistenciais em saúde bucal postos em prática no Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo, realizado através de levantamento bibliográfico e revisão do material selecionado na literatura pertinente ao tema proposto. Os modelos destacados nas publicações científicas utilizados como referência foram, além do Sistema Incremental, o Programa de Inversão da Atenção, a Atenção Precoce em Odontologia e o Programa Saúde da Família. Os modelos assistenciais em saúde bucal que ora se estruturam no país devem começar a trabalhar exatamente a partir deste ponto: um reordenamento da prática odontológica com mudanças sensíveis na abordagem do processo saúde-doença bucal. O SUS proporciona uma base filosófica e programática que aponta para esta mudança de concepção. A defesa do SUS como um sistema de saúde para todos os brasileiros é, portanto, a base desta estratégia. Entretanto, todos os modelos até então elaborados constituíram a evolução da assistência odontológica pública brasileira. A organização da demanda por serviços odontológicos e a incorporação das diretrizes do Sistema Único de Saúde apontam para a estruturação de um modelo assistencial com base na universalidade e na integralidade da atenção e na equidade. A apropriação do conhecimento acerca da evolução dos modelos assistenciais em saúde bucal no Brasil é indispensável para a construção de uma odontologia pública de maior eficácia e qualidade, a fim de finalmente fazer valer à população os princípios do SUS.
Descrição: MARQUES, Jofman Barreto. Modelos de assitência em saúde bucal no Brasil. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2539
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13089
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jofman Barreto Marques.pdfJofman Barreto Marques927.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.