Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13092
Título: Uma análise da gestão nos serviços de saúde pública
Autor(es): Suassuna, Érica Cavalcante
Palavras-chave: Gestão
Saúde Pública
Qualidade
SUS
Usuário
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho trata de uma revisão literária com o objetivo de apresentar uma análise da gestão nos serviços de saúde pública, a fim de verificar os movimentos da gestão atual. Tomando como ponto de partida as reflexões sobre o histórico, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, apresentamos uma concepção de gestão enquanto prática político-institucional onde será destacada a sua condução, o seu planejamento, gerenciamento e a sua organização no controle das ações e serviços. Sabemos que a gestão dos serviços de saúde inclui a responsabilidade de garantir o acesso à saúde de qualidade com integralidade. Esse tema vem sendo abordado desde a criação do SUS implantado em nosso país, por meio de suas relevantes instâncias, bem como por seu financiamento. Portanto, enfatizamos aqui o poder do planejar e do gerenciar de forma qualificada na busca da garantia com responsabilidade ao acesso para o usuário à saúde pelo SUS. O presente trabalho está estruturado em quatro capítulos. Após a introdução, com a discussão inicial da temática trabalhada, visualizamos no capítulo 2 a história do SUS no Brasil, as suas instâncias de participação popular e o seu financiamento. No capítulo 3 apresentamos o planejamento e o gerenciamento dos serviços de saúde, e, por fim, no capítulo 4 enfatizamos uma reflexão sobre a gestão de qualidade na área da saúde e a proposta contemporânea para a gestão da saúde. Nas considerações finais, dentre outros achados da pesquisa bibliográfica apontamos que sem o enfrentamento dos problemas relacionados à gestão de recursos humanos no SUS, não haverá a organização/reorganização do mesmo; além da necessidade de elaboração de planos locais para a saúde, os quais constituem um requisito importante e crucial para o desenvolvimento dos diversos territórios.
Descrição: SUASSUNA, Érica Cavalcante. Uma análise da gestão nos serviços de saúde pública. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4916
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13092
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Cavalcante Suassuna.pdfÉrica Cavalcante Suassuna316.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.