Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13093
Título: Farmácia e gerenciamento: análise dos sistemas manual e informatizado utilizados na farmácia de uma clínica escola
Autor(es): Vilar, Daniela de Araújo
Palavras-chave: Farmácia hospitalar
Gestão da informação
Tecnologia da informação
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: A logística hospitalar vem gerando uma preocupação crescente, pois dela depende, entre outros setores, o abastecimento de todos os pontos de distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares dentro do hospital, independente do valor. A logística é vital não só para o funcionamento dos hospitais, mas para todas as organizações, principalmente aquelas que são obrigadas a trabalhar com estoques altos. Tentando adaptar-se a nova realidade surge o sistema de informação para aperfeiçoar o fluxo de informação relevante dentro das organizações, desencadeando um processo de conhecimento, tomada de decisão e intervenção na realidade, além de possibilidades de permanente atualização e integração dos negócios. Assim, tem como objetivo geral analisar o sistema manual e informatizado empregado no gerenciamento de medicamentos e material médico-hospitalar utilizados na farmácia de uma Clínica Escola na cidade de Campina Grande-PB. O estudo realizado fundamentase como estudo de caso descritivo e de caráter qualitativo, onde procurou-se fazer uma análise comparativa entre dois sistemas de gerenciamento utilizados pela Clínica, no período de outubro de 2011 a abril de 2012. Inicialmente buscou-se observar as atividades rotineiras da Clínica para compreender melhor o funcionamento e gerenciamento da mesma. Em um segundo momento, foi realizado a analise comparativa dos sistemas utilizados quanto aos fatores mais relevantes. Com a coleta de dados ficou clara que ao substituir o sistema manual pelo informatizado, observou-se um gerenciamento mais eficiente em detrimento do sistema manual. Não resta duvida do poder de um sistema de informação utilizado da forma correta, o qual pode contribuir para o crescimento e gerenciamento da farmácia hospitalar.
Descrição: VILAR, Daniela de Araújo. Farmácia e gerenciamento: análise dos sistemas manual e informatizado utilizados na farmácia de uma clínica escola. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6897
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13093
ISSN: CDD 615.1
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela de Araújo Vilar.pdfPDF - Daniela de Araújo Vilar1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.