Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13097
Título: As concepções dos profissionais atuantes nas equipes de saúde da família sobre o processo de trabalho no município de Esperança - PB
Autor(es): Oliveira, Cristiana Passos de
Palavras-chave: Saúde da Família
Processo de Trabalho
Equipe
Data do documento: 7-Nov-2013
Resumo: Este estudo objetivou conhecer as concepções dos profissionais atuantes nas Equipes de Saúde da Família sobre o seu processo de trabalho. Tratou-se de uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizado no município de Esperança-PB, com 11 participantes, os quais são profissionais de nível superior. Os dados foram coletados através de questionário estruturado. Para análise quantitativa dos dados utilizou-se o software Microsoft® Office Excel 2007. Quanto aos dados qualitativos, efetuou-se a análise através do método de Análise de Conteúdo preconizado por Bardin. A análise dos dados revelou que os profissionais demonstram ter conhecimento sobre processo de trabalho em equipe, mas o envolvimento da comunidade ainda é incipiente. Apontaram como pontos norteadores do processo de trabalho os problemas oriundos da comunidade e as informações dela retiradas, fazendo diagnóstico necessário para organização do mesmo. Em se tratando da dinâmica da equipe relataram a reunião como estratégia inicial para organização desta, ressaltaram as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Foram pontuadas diversas dificuldades, em sua maioria tem sua resolução relacionada a gestão, destacando-se por serem citadas com maior frequência, as relacionadas a sobrecarga de trabalho, excesso de burocracia e coordenação da equipe pela enfermeira. No tocante as potencialidades citaram diversas, destacando-se facilidade de acesso as informações e integralidade no trabalho em equipe. Concluiu-se, que os profissionais compreendem como deve ser o processo de trabalho em equipe, a forma de organização, sua dinâmica de trabalho. Porém identificou-se limitações na condução deste processo de trabalho, através das dificuldades por eles elencadas. Portanto, faz-se necessário um olhar mais atento e comprometido da gestão pública, para que desenvolvam ações que visem minimizar estas dificuldades e apoiar os profissionais, ajudando-os a pôr em prática, tudo que foi idealizado quando na implantação da referida estratégia.
Descrição: OLIVEIRA,Cristiana Passos de. As concepções dos profissionais atuantes nas equipes de saúde da família sobre o processo de trabalho no município de Esperança - PB. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2265
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13097
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiana Passos de Oliveira.pdfCristiana Passos de Oliveira803.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.