Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Título: Responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade nas organizações: um estudo de caso em uma agência bancária, Patos, PB
Autor(es): Soares, Nayara Katharine de Medeiros
Palavras-chave: Responsabilidade sócio-empresarial
Acessibilidade
Instituição financeira
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: Esta monografia aborda o tema responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade no contexto do trabalho bancário. A pesquisa foi realizada numa organização ficticiamente chamada de Banco β, partindo da questão mobilizadora: Como as ações de acessibilidade influenciam a percepção dos clientes e dos funcionários sobre a Responsabilidade Social Empresarial? Justifica-se pela premissa de que a sociedade está mais atenta e cobrando de forma mais ativa as ações de responsabilidade social das empresas, e porque ser social e ambientalmente responsável influencia, em última instância, os lucros de uma organização, seja diretamente, ou por proporcionar a conquista e fidelização de clientes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como as ações de acessibilidade influenciam a percepção dos clientes e dos funcionários sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Teoricamente, foram apresentados os conceitos mais conhecidos sobre responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade, com os tópicos: Responsabilidade sócio-empresarial, ética aplicada ao contexto empresarial, empresa includente e acessibilidade. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, para a qual cinco sujeitos foram entrevistados. Como técnica de análise de dados, foi empregada a análise documental e de conteúdo. Os resultados apontam para a percepção de ações voltadas para acessibilidade, e para a responsabilidade social empresarial de forma isolada. Os dados permitem afirmar que existe uma fragilidade da ligação entre as ações de acessibilidade como fazendo parte do contexto de responsabilidade sócio-empresarial. Isso leva a uma reflexão sobre a (in) visibilidade das ações de acessibilidade na empresa estudada, sugerindo assim, que devem ser trabalhadas formas de se incentivar esta ligação, como uma maior divulgação entre os clientes e funcionários sobre as ações de acessibilidade adotadas.
Descrição: SOARES, N. K. de M. Responsabilidade sócio-empresarial e acessibilidade nas organizações: um estudo de caso em uma agência bancária, Patos, PB. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1310
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Katharine de Medeiros Soares.pdfNayara Katharine de Medeiros Soares565.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.