Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13101
Título: Os determinantes sociais de saúde na contextualização das políticas públicas: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Freire, Júlio César Guimarães
Palavras-chave: Gestão em saúde
Determinantes sociais da saúde
Política públicas em saúde
Data do documento: 27-Jan-2016
Resumo: A contextualização mais ampla da saúde a inclui em um horizonte político baseado na intersetorialidade e na construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população, devendo-se considerar os determinantes sociais (fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais) de cada agravo para que, assim, se possa intervir no processo saúde-doença. Neste sentido, o presente estudo objetivou verificar se os Determinantes Sociais da Saúde têm sido contemplados no atual contexto de formulação e efetivação das políticas públicas de saúde. Para tanto, o método escolhido foi a Revisão Integrativa da literatura, um estudo sistemático de coleta de dados realizado a partir de fontes secundárias, em que foram consultadas as bases de dados eletrônicos SciELO e LILACS, publicadas entre 2010 e 2014, cuja análise da amostra de quatorze artigos científicos evidenciou que a formulação de políticas públicas possui, atualmente, um enfoque maior voltado para os DSS, considerando-os relevantes em diversos contextos. Além disso, nessa conjuntura, nota-se que os DSS estão incluídos em vários setores do âmbito político e social, a saber: educação, geopolítica, gestão participativa, epidemiologia, saúde pública, entre outros. Com isso, espera-se que profissionais de saúde e gestores públicos utilizem os resultados desta revisão para a conscientização de suas práticas e criação de políticas que contemplem ainda mais os DSS, considerando o contexto sociocultural de cada população.
Descrição: FREIRE, Júlio César Guimarães. Os determinantes sociais de saúde na contextualização das políticas públicas: uma revisão integrativa da literatura. 2015. 41f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8474
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13101
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio César Guimarães Freire.pdf6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.