Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13103
Título: Da urgência ao hospital: fluxo e regulação para internação em hospitais psiquiátricos
Autor(es): Costa Júnior, Clóvis Pereira da
Palavras-chave: Saúde mental
Emergência psiquiátrica
Hospital psiquiátrico
Data do documento: 27-Jan-2016
Resumo: No contexto da Reforma Psiquiátrica, discute-se o papel e a eficácia da atual política de Saúde Mental, ancorada nos princípios de humanização e respeito ao usuário dependente químico e/ou portador de transtornos mentais. Neste panorama, defende-se a progressiva substituição dos hospitais psiquiátricos por redes comunitárias, como os Centros de Atendimento Psicossocial, ambulatórios de saúde mental e serviços de emergência psiquiátrica. Os serviços de emergência, em especial, são unidades de saúde que realizam atendimento de emergência a pessoas com quadros de distúrbio de comportamento, pensamento ou emoção que necessitam de atendimento médico imediato, com vistas a evitar prejuízos à saúde psíquica, social e física. É neste cenário que o presente trabalho foi desenvolvido, objetivando analisar, no período de tempo de três meses, o fluxo de regulação para internação em hospital psiquiátrico a partir de uma unidade de urgência psiquiátrica da cidade de João Pessoa. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho quantitativo, caracterizado como descritivo e documental, a partir das fichas de encaminhamento e regulação para internação em hospital psiquiátrico. Dentre os dados colhidos nestes documentos estão: mês da regulação, sexo, idade, município de residência, zona geográfica (quando residente na cidade de João Pessoa) e avaliação clínica. A partir dos resultados obtidos, é possível verificar o perfil demográfico do usuário do serviço, bem como as demandas médicas/psiquiátricas responsáveis por internação psiquiátrica. De forma geral, tratam-se de usuários do sexo masculino, com idades variando de 30 a 59 anos, oriundos da cidade de João Pessoa, especialmente da zona sul do município, internos em hospital psiquiátrico devido à ocorrência de transtorno mental, agitação psicomotora e agressividade e uso de drogas ilícitas. Os resultados são discutidos à luz da importância de políticas públicas efetivas, visto que tais dados refletem a realidade de um grupo historicamente segregado e excluído do convívio social. Espera-se que os resultados obtidos possam colaborar para o empoderamento destes indivíduos e construções de redes que fomentem a integralidade do atendimento em saúde mental.
Descrição: COSTA JÚNIOR, Clóvis Pereira. Da urgência ao hospital: fluxo e regulação para internação em hospitais psiquiátricos. 2015. 46f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8477
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13103
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clóvis Pereira da Costa Júnior.pdf10.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.