Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13107
Título: Importância estratégica da informação e dos indicadores de saúde às ações de controle da tuberculose
Autor(es): Aureliano, Francisco Sandro
Palavras-chave: Tuberculose
Indicadores clínicos
Diagnóstico
Data do documento: 28-Jan-2016
Resumo: A tuberculose (TB) é uma das doenças infectocontagiosas mais antigas do mundo e atualmente ocasiona mais de 2 milhões de óbitos e 8 milhões de novos casos em todo o mundo. As formas clínicas da doença, inicialmente são indolores e é de difícil valorização, apresentando desenvolvimento lento, evoluindo com febre, tosse seca ou não, deficiência respiratória entre outras. Temos como objetivo averiguar as ações realizadas para o controle da tuberculose no Brasil e na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa, de natureza básica. Quanto aos seus procedimentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e a coleta de dados foi realizada na base de dados do datasus, referente aos casos de notificações no Estado da Paraíba principalmente no ano de 2014. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, os índices de TB na Paraíba ainda são consideravelmente grandes e atingem principalmente o sexo masculino em idade produtiva. Conclui-se que, a Paraíba utiliza os mesmo indicadores no controle e no diagnóstico da doença, disponíveis em todo o território nacional.
Descrição: AURELIANO, Francisco Sandro. Importância estratégica da informação e dos indicadores de saúde às ações de controle da tuberculose. 2015. 58f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8493
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13107
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Sandro Aureliano.pdf8.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.