Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13116
Título: Gestão das políticas públicas de atenção à saúde da pessoa idosa no Brasil
Autor(es): Cardoso, Anacléia Marialba Gnattali Reinaldo
Palavras-chave: Políticas públicas
Envelhecimento
Pessoa idosa
Data do documento: 20-Abr-2016
Resumo: O envelhecimento populacional é, hoje, um proeminente fenômeno mundial, significando um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários. Esta pesquisa possui como objetivo contextualizar as políticas públicas de atenção à saúde da pessoa idosa dando ênfase às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento integral da população idosa no Brasil. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, realizado através de pesquisa bibliográfica junto ao banco de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e leis federais, com a finalidade de conhecer as diferentes contribuições cientificas atualmente disponíveis sobre a saúde da pessoa idosa. A transição demográfica no Brasil, assim como na maioria dos países empobrecidos economicamente, vem ocorrendo um pouco diferente do que aconteceu nos países ricos e, sobretudo, muito mais abruptamente. Daí surge um alerta ao governo brasileiro para que atentem para a necessiadae de se criar políticas públicas que preparem a sociedade para enfrentar a realidade de grande parcela da população. O envelhecimento populacional deve ser pensado de forma coletiva, a fim de que as necessidades sociais e individuais da pessoa idosa sejam atendidas, de forma a prover os direitos essenciais, como saúde de qualidade e cidadania. Promover um envelhecimento saudável significa, entre outros fatores, valorizar a autonomia a independência funcional da pessoa idosa brasileira, buscando sempre atingir o máximo de vida ativa possível na comunidade, junto à família e ao Estado.
Descrição: CARDOSO, Anacléia Marialba Gnattali Reinaldo. Gestão das políticas públicas de atenção à saúde da pessoa idosa no Brasil. 2016. 29 f. Monografia (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9563
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13116
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anacléia Marialba Gnattali Reinaldo Cardoso.pdf5.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.