Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13117
Título: O Papel da Controladoria no Processo de Gestão de Empresas Farmacêuticas de Pequeno Porte
Autor(es): Cavalcanti, Maria Isabel
Palavras-chave: Controladoria
Gestão
Controle
Data do documento: 20-Abr-2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar a aplicabilidade da Controladoria como apoio a gestão das pequenas empresas, visando evidenciar as funções da mesma no processo de gestão e as necessidades informacionais dos gestores, buscou-se pesquisar através de material científico em que se fundamenta a Controladoria a sua participação em todas as etapas da gestão empresarial, enfatizando o profissional controller no auxilio da otimização da tomada de decisões. A metodologia usada baseia-se em um estudo descritivo, exploratório, de cunho quanti-qualitativo. As informações foram coletadas por meio de questionários entregues aos gestores/proprietários de três pequenas empresas farmacêuticas no município de São José de Piranhas - PB. Dentre os resultados destacam-se as ferramentas da Controladoria Empresarial (planejamento, gestão da informação, fluxo de caixa), não são utilizadas por completo nas empresas pesquisadas; os pequenos empresários possuem uma visão integrada da gestão e da necessidade do controle das informações, porém para que os objetivos sejam alcançados de forma mais coerente e com minimização de riscos do negócio é necessário à percepção de que a utilização das ferramentas de controladoria é seguramente um passo definitivo para o sucesso das pequenas empresas na nova economia.
Descrição: CAVALCANTI, Maria Isabel. O Papel da Controladoria no Processo de Gestão de Empresas Farmacêuticas de Pequeno Porte. 2016. 63 f. Monografia (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9564
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13117
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel Cavalcanti.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.