Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13118
Título: Caracterização dos casos notificados de acidentes com material biológico no hospital de referência no estado da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Alecsandra Bezerra Monteiro de
Palavras-chave: Profissionais
Acidente
Notificação
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: O acidente de trabalho tem sido um episódio cotidiano na prática profissional. Muito embora, estes acidentes em sua maioria sejam desconsiderados e subnotificados durante a atividade laboral sendo apenas evidentes caso os ferimentos sejam graves e necessitem de cuidados especiais no pronto socorro. O ambiente de trabalho hospitalar tem sido considerado insalubre por agrupar pacientes portadores de diversas enfermidades infectocontagiosas e viabilizar muitos procedimentos que oferecem riscos de acidentes e doenças para os trabalhadores da saúde. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar os acidentes de trabalho com exposição a material biológico atendidos no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, considerado referência estadual em doenças infectocontagiosas. A pesquisa caracterizada como descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa foi realizada através do levantamento das fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), realizada no Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE), do referido hospital, no período de 2008 a 2014. Durante o estudo verificou-se que as faixas etárias entre 20 a 34, e 35 a 49 anos de idade apresentaram uma maior representatividade, sendo o sexo feminino predominante. Nas categorias profissionais, os da área saúde mostraram maior ocorrência. Quanto ao município de residência, houve maior ocorrência nos residentes em João Pessoa. No que se refere ao tipo de exposição, à percutânea apresentou maior percentual, sendo o sangue a fonte de contaminação mais frequente. A situação sorológica de HBsAg, e anti HCV no momento do acidente mostra um elevado percentual de preenchimento ignorado/ em branco. Enquanto que a sorologia de HIV no momento do acidente foi negativa em sua maioria, e a profilaxia com antirretrovirais foi indicada na maioria dos casos. A Comunicação de Acidentes de Trabalho não foi emitida na maioria dos atendimentos. A maioria dos acidentes foram ocasionados por exposição percutânea e tiveram como material orgânico o sangue, em todas as categorias profissionais. Por fim, a análise revela a importância das instituições de saúde em desenvolver capacitação e treinamento aos seus colaboradores, em especial da Enfermagem, além disso, da necessidade do preenchimento dos instrumentos de registros para favorecer realização da notificação, e o cumprimento das normas legais acerca dos acidentes de trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, Alecsandra Bezerra Monteiro de. Caracterização dos casos notificados de acidentes com material biológico no hospital de referência no estado da Paraíba. 2016. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9575
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13118
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alecsandra Bezerra Monteiro de Oliveira.pdf8.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.