Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13123
Título: Gestão da atenção primária à saúde: desafio e potencialidades
Autor(es): Silva, Rogéria Gomes da
Palavras-chave: Gestão em saúde
Sistema de informação em saúde
Indicadores da atenção básica
Data do documento: 3-Mai-2016
Resumo: A construção do Sistema Único de Saúde avançou de forma substantiva nos últimos anos, e a cada dia se fortalecem as evidências da importância da Atenção Primária à Saúde (APS) nesse processo. Os esforços dos governos nas diferentes esferas administrativas vêm ao encontro do consenso de que ter uma gestão da APS bem articulada como base dos sistemas de saúde é essencial para um bom desempenho destes. A APS compreende uma estratégia para alcançar o aumento da cobertura das ações de saúde na população. Baseada na experiência de gerenciamento em saúde e pela literatura referentes à gestão na APS o presente estudo buscou refletir sobre os principais desafios e potencialidades neste ramo. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tema proposto: Gestão da Atenção Primária à Saúde: desafios e potencialidades, objetivando analisar os fatores condicionantes e determinantes para uma articulação eficiente da gestão na APS. Foram utilizados os seguintes descritores: gestão em saúde, gestão da APS e Atenção Primária à Saúde. As pesquisas realizadas foram agrupadas nos seguintes eixos temáticos: Atenção Primária à Saúde no Brasil; Gestão da APS; Os desafios na Gestão da APS; e Potencialidades da gestão na APS. O fortalecimento da APS como coordenadora do cuidado na rede de saúde e prestadora da assistência à população de sua área de abrangência se mostrou como grande desafio de gestão. Faz-se necessário qualificar, fortalecer e ampliar a inserção gerencial da APS no serviço de saúde, melhorando a articulação, a comunicação e a capacidade de coordenação do cuidado por este setor nos diversos pontos do sistema.
Descrição: SILVA, Rogéria Gomes da. Gestão da atenção primária à saúde: desafio e potencialidades. 2016.27 f. Monografia (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9597
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13123
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogéria Gomes da Silva.pdfPDF - Rogéria Gomes da Silva541.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.