Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13127
Título: Percepção dos gestores em saúde sobre controladoria e o Controller no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Morais, Luiza Cláudia Macedo de
Palavras-chave: Gestão em saúde
Controladoria
Controller
Instituição hospitalar
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: Partindo de uma realidade ainda pouco investigada no campo da Administração, sob uma perspectiva analítica e com o intuito de contribuir para a reflexão dos benefícios alcançados através da inserção de novos paradigmas e ferramentas nos processos decisórios e de gestão frente às demandas e cenários atuais no campo da saúde, o presente trabalho monográfico visa analisar a compreensão que os gestores em saúde têm sobre a Controladoria e a função do controller e o grau de importância que é oferecido sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, a coleta de dados deu-se por meio de questionários aplicados e direcionados a alta administração, os dados foram conduzidos através do instrumento de levantamento (survey) e amostragem por acessibilidade. Os resultados indicam que há uma compreensão da importância sobre a temática discutida, em torno de 84% dos gestores pesquisados, porém a cultura engessada no campo da saúde com relação às ferramentas de gestão é minimizada devido à ausência de informação sobre os benefícios alcançados, o que é materializado na inexistência das atividades de Controladoria e consequentemente de seus benefícios potenciais, representados por 0% (ausência) de atuação interna nas unidades hospitalares em Campina Grande-PB. As expectativas da aderência da Controladoria e da função do controller nas instituições hospitalares traz à tona uma nova discussão sobre uma ferramenta que minimize os gargalos encontrados na saúde local, para que os gestores possam obter um melhor acompanhamento, planejamento e controle das decisões tomadas no dia-a-dia, podendo enxergar um pouco mais além das decisões imediatistas, vislumbrando alternativas eficazes e menos paliativas; e, que em seu labor diário, transcenda o mero alvo de não só decidir os processos organizacionais, mas transformá-los.
Descrição: MORAIS, Luiza Claúdia Macedo de. Percepção dos gestores em saúde sobre controladoria e o Controller no município de Campina Grande-PB. 2015. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10858
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13127
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUIZA CLÁUDIA MACEDO DE MORAIS.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.