Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Damião Gomes de-
dc.date.accessioned2013-07-26T14:45:27Z-
dc.date.available2013-07-26T14:45:27Z-
dc.date.issued2013-07-26-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1314-
dc.descriptionLIRA, D. G. de. Avaliação do ensino-aprendizagem de química nas escolas de Patos - PB. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de campo realizada com procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, análise bibliográfica, como levantamento de dados optou-se por um questionário, o qual permite atingir seis (06) Escolas de Ensino Médio, dispersas geograficamente no município de Patos, o questionário foi cuidadosamente elaborado e aplicado aos Diretores, professores e alunos das seguintes Escolas: Escola Estadual de Ensino fundamental e médio Lúcia Wanderley de Freitas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira (CEPA), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Dionísio da Costa (PREMEM), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Auzenir Lacerda, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gomes Alves e Colégio GEO Patos. Tendo por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em Química, na sala de aula, perpassando algumas concepções que os professores possuem a respeito do tema sendo a realidade das escolas parte deste estudo. A partir dos estudos analisados ficou claro que dificuldades existem sim, no ensino de química, mas que pode ser superada. Para isso devem-se usar meios e métodos que conquiste o interesse do aluno. O professor deve utilizar diversas atividades como: jogos, pesquisa de campo, bibliográfica, atividades em grupo, feiras de ciências utilizando materiais caseiros e de baixo custo, ou seja, o professor deve dinamizar a aula de todas as formas possíveis para chamar a atenção e o interesse do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ilauro de Souza Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectRealidade das escolaspt_BR
dc.titleAvaliação do ensino-aprendizagem de química nas escolas de Patos - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Gomes de Lira.pdf34.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.