Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13156
Título: Conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil
Autor(es): Guerra, Kleber Feitosa
Palavras-chave: Gestão pública
Políticas públicas
Conselhos gestores
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: presente estudo soma-se ao universo de esforços dos programas e planejamentos de formação em administração pública, deflagrados no ambiente social e jurídico do Brasil, em tese desde o advento da Constituição Federal, de outubro de 1988, que tendo indicado e sinalizado inúmeros mecanismos visando a democratização das políticas públicas, parece, porém, depender sobremaneira de inúmeras variáveis para a normatização das substanciais transformações sinalizadas, de tal forma que pudessem ser dinamizados fundamentos e práticas de democracia participativa, inerentes ao espírito republicano, daí portanto a motivação e a relevância do nosso estudo. Tal exame teria o condão de caracterizar, debater e interpretar aspectos geradores dos contextos históricos, resilientes, das desigualdades sociais e da sustentabilidade do desenvolvimento requerido por toda a população brasileira, que em face da atuação dos denominados Conselhos Municipais de Desenvolvimento fariam valer instrumento de prosperidade social, como regra de gestão dos bens públicos, patrimoniais, de tipologia ampla e variada É preciso considerar que ainda a mácula nacional da corrupção e da corruptibilidade, que historicamente vem desviando recursos governamentais. Quanto ao percurso metodológico, optou-se pela revisão bibliográfica documental, tendo sido dada ênfase a livros, artigos e exame de leis derivadas do assunto temático do estudo, mas também pela via do aprofundamento resultante da análise de situação requerida pelo assunto temático selecionado a quo, para registrar, como resultados esperados dos esforços aqui encetados, a exigibilidade da evolução do ideário geral, de gestores públicos, das Organizações não Governamentais e das lideranças da população, no sentido de se buscar métodos e estratégias que favoreçam a seleção de alternativas que aperfeiçoem as possibilidades de sustentabilidade e de desenvolvimento social, oportunizadas pelas regras e possibilidades auspiciosas gerais emanadas do papel institucional dos Conselhos Gestores Municipais.
Descrição: GUERRA, Kleber Feitosa. Conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. 2012. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2882
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13156
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleber Feitosa Guerra.pdfKleber Feitosa Guerra931.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.