Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13159
Título: Centro de referência da assistência social – CRAS implantação da rede de proteção social básica
Autor(es): Santos, Janaina Silva dos
Palavras-chave: Política nacional de assistência Socia
Sistema único de saúde
Centro de referência de assistência social
Data do documento: 16-Abr-2014
Resumo: A política pública de assistência social vem se estruturando no território brasileiro através do Sistema Único de Assistência Social, que prevê a oferta de serviços socioassistenciais de qualidade pautados na continuidade dos programas, projetos e ações. Os CRAS representam a efetivação desta política através da proteção social básica que visa à superação das situações de risco e vulnerabilidade social através do trabalho com famílias e comunidades. A implantação deste equipamento de assistência social seguindo as legislações busca acima de tudo a efetivação e o fortalecimento do SUAS. OS CRAS são a porta de entrada dos indivíduos e comunidades para o acesso adequado aos serviços sociais necessários para o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades, objetivando a superação das situações de risco vulnerabilidade social e promoção da cidadania. Focamos nosso estudo nos CRAS por serem o equipamento social da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social que serve de porta de entrada dos indivíduos e comunidades aos serviços socioassistenciais. Abordamos a implantação dos CRAS como reposta governamental no que tange a construção e consolidação de uma política de assistência social voltada à proteção social básica, dando ênfase na atuação com famílias e comunidades, fortalecendo vínculos e promovendo o acesso adequado a bens e serviços socioassistenciais. O objetivo geral deste estudo é o de Caracterizar o processo de implantação dos Centros de Referência de Assistência Social e também apresentar a Política Nacional de Assistência Social dando ênfase na construção do Sistema Único de Assistência Social descrevendo como se estrutura a rede de proteção social básica através dos CRAS.Nesse estudo utilizaremos por metodologia a pesquisa documental, buscamos descrever o processo de implantação dos CRAS: sua operacionalização dentro dos municípios no que tange a formação da rede de proteção social básica. É um estudo de caráter documental e bibliográfico, exigindo a consulta a documentos oficiais e bibliografia especializada no tema.
Descrição: SANTOS, Janaina Silva dos. Centro de referência da assistência social – CRAS implantação da rede de proteção social básica. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3463
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13159
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Silva dos Santos.pdfJanaina Silva dos Santos531.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.