Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13173
Título: Análise das políticas públicas de esporte e lazer no município de João Pessoa - PB
Autor(es): Luz, André de Paula Rêgo Graciano
Palavras-chave: Política pública
Esporte
Lazer
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: A carência de programas públicos de esporte e lazer tem possibilitado o surgimento de ações isoladas de setores da sociedade, os quais muitas vezes não possuem uma concepção filosófica e pedagógica definida. Uma tendência das pesquisas em políticas públicas de esporte e lazer foi o crescimento de estudos relacionados à nova agenda política do Governo Federal, os megaeventos esportivos, com destaque para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016-2017) e para a Copa do Mundo da FIFA (2014), sediados no Brasil. No entanto, ainda são escassos os estudos das políticas públicas de esporte e lazer no escopo municipal, especialmente no Estado da Paraíba. O objetivo do trabalho foi analisar a contribuição das políticas públicas de esporte e lazer desenvolvidas pelo Município de João Pessoa – PB na promoção da qualidade de vida da população. O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, com caráter exploratório de viés descritivo e fundo bibliográfico, onde as questões explanadas referem-se aos principais aspectos inerentes às políticas públicas de um município, configurando, portanto, um estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada, concomitante a realização de uma análise documental. Os resultados permitem observar a existência de um planejamento prévio que orienta as ações a serem realizadas. Os programas desenvolvidos pela Prefeitura concentram-se em oito grandes áreas e em sua maioria é voltada para o público jovem. Contatou-se a dificuldade dos gestores quanto à formação de parcerias com financiamento privado. Fica evidente ainda a necessidade de buscar alternativas para captação de recursos que permitam atender melhor a necessidade da população, sejam para crianças, adolescentes, idosos, equipes escolares, portadores de deficiência, esporte de natureza e atividade física, esporte de base, entre outros. Evidencia-se a contribuição do estudo na discussão da temática exposta, entretanto espera-se que o mesmo possa incentivar o aprofundamento de pesquisas e investigações desta natureza, além de possibilitar a gestores públicos de esporte e lazer o reconhecimento de oportunidades e limitações de intervenção através de políticas públicas que promovam a qualidade de vida e o benefício social.
Descrição: LUZ, André de Paula Rêgo Graciano. Análise das políticas públicas de esporte e lazer no município de João Pessoa - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6900
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13173
ISSN: CDD 353.5
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André de Paula Rêgo Graciano Luz.pdfPDF - André de Paula Rêgo Graciano Luz600.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.