Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13189
Título: Causas de acidentes de trânsitos no corredor viário de cruz das armas: estudo comparativo do ano de 2009 com o ano de 2011 – avançamos ou retrocedemos?
Autor(es): Barros, Jamerson Cavalcanti
Palavras-chave: Trânsito
Causas
Acidentes
Corredor viário
Cruz das armas
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: A busca de informações necessárias para se conhecer as principais causas de acidentes de trânsito no corredor viário de Cruz das Armas é importante no sentido de que não há pesquisas relevantes sobre o tema. O Trabalho apresentado visa descobrir se há um fator ou causa específica que influencie a ocorrência de acidentes e servir de conteúdo apreciável na elaboração de projetos de diminuição de acidentes de trânsito, bem como analisar se houve avanço ou retrocesso nesse processo no período de 2009 a 2011. As ferramentas utilizadas foram a captação de dados estatísticos oficiais através do órgão executivo de trânsito municipal de João Pessoa, que trata de uma coletânea dos dados obtidos de diversos órgãos ligados ao trânsito no ano de 2009, pesquisa de campo para investigar as peculiaridades da região e análise teórica de conteúdos científicos de alguns autores e pesquisadores sobre o assunto. Os dados apresentados não contemplaram um nível satisfatório de informações a ponto de se obter conclusões baseados neles, apesar de oferecer dados específicos importantes. A investigação de campo, bem como a análise da literatura disponível complementou a construção da sustentação do resultado final. Assim, os acidentes neste corredor não dependeram de uma única causa ou circunstância, os vários fatores que influenciam tanto condutores quanto pedestres estão intrinsecamente ligados de forma heterogênea e criam um cenário favorável na ocorrência deles. Durante o período não houve avanços significativos na diminuição dos acidentes de trânsito, as ações governamentais não satisfizeram os requisitos necessários para a diminuição dos acidentes e todos os dados coletados indicaram uma continuidade ou permanência dos índices destes.
Descrição: BARROS, Jamerson Cavalcanti. Causas de acidentes de trânsitos no corredor viário de cruz das armas: estudo comparativo do ano de 2009 com o ano de 2011 – avançamos ou retrocedemos?. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2895
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13189
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamerson Cavalcanti Barros.pdfJamerson Cavalcanti Barros1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.