Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13194
Título: A utilização da fruticultura como fonte de desenvolvimento sustentável no Município de Tenório-PB
Autor(es): Gomes, Vanildo Batista
Palavras-chave: Fruticultura
Fonte de renda
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: A utilização da fruticultura como fonte de desenvolvimento sustentável no município de Tenório – PB é o tema do presente trabalho. O estudo teve como objetivo geral analisar as potencialidades da fruticultura em Tenório e a sua relação com o desenvolvimento sustentável. Para isso, traçou-se os objetivos específicos, a saber: Averiguar as potencialidades do setor frutífero no município de Tenório-PB; Apontar possíveis soluções para evitar os desperdícios de frutas e também da água subterrânea; Fazer o levantamento das áreas mais apropriadas para a produção de frutas e quais as que melhor se adaptam e 4º Mostrar como é feito o plantio e a colheita de frutas no município. Prosseguindo, elegeu-se como métodos de estudo e pesquisa os procedimentos, a saber: levantamentos de dados referentes à agricultura da fruticultura com base nos dados fornecidos pelo IBGE; análise do que está intrinsecamente ligada às relações sociais desenvolvidas no processo de colheita e futuramente um possível aproveitamento industrial da mesma em Tenório, procurando saber se esta atividade poderá melhorar a vida da população ao longo dos anos ou não, ou saber se está beneficiando uma pequena minoria, além da leitura teórica de autores como Andrade (2001), Codevasf (2001), Rodriguez (2002), Mascarenhas (2005), Gomes (2008), Santos (2008), Furtado (2014), Baracuhy (2014), Francisco (2014) e Neto (2014), dentre outros e redação final do texto. Por fim, justifica-se a relevância desse estudo pontuando a necessidade de descobrir-se a viabilidade econômica da fruticultura no município de Tenório - PB, com intuito de avaliar as potencialidades na geração de renda e a sustentação de sua população, apontando caminhos para um melhor aproveitamento dessa atividade econômica, gerando dessa forma um desenvolvimento racional e sustentável, com respeito à natureza e a distribuição de renda de forma igualitária no referido município; sendo este o objeto do estudo que almejamos pesquisar.
Descrição: GOMES, Vanildo Batista. A utilização da fruticultura como fonte de desenvolvimento sustentável no município de Tenório-PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8853
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13194
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VANILDO BATISTA GOMES.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.