Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13196
Título: Atuação do assistente social com os jovens do Programa ProJovem Adolescente da cidade de Santana do Seridó-RN
Autor(es): Ribeiro, Fabiana dos Santos
Palavras-chave: Assistência social-jovens
ProJovem-Santana do Seridó/RN
Assistência social-atuação-ProJovem
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: Em toda discussão que se pretenda produzir sobre educação, deve-se ter como pressuposto as condições econômicas, políticas e sociais de um país. Quando essa mesma discussão enfoca a juventude, as especificidades suscitam um olhar cauteloso notadamente quando o eixo de análise busca situar os jovens no sistema educacional brasileiro e a sua permanência tendo em vista as intensas transformações na sociedade brasileira. A juventude é uma etapa de vida entendida como uma produção histórica, que existe como experiência do seu tempo, como expressão de relações sociais e culturais. Para além desses paradigmas, é preciso entender que não há apenas uma juventude, mas várias, que vivem a condição de ser jovem não somente do ponto de vista biológico, mas de caráter simbólico. Excluídos de sua condição de cidadania, de uma formação adequada às exigências do mercado de trabalho, os jovens são levados desde cedo ao trabalho precário ou à inserção no mercado do tráfico de drogas, uma alternativa efêmera para essa população que, quando envolvida, pode ter como desfecho a prisão ou a morte prematura. É uma produção de jovens pobres marcados pela violência, negligência e transgressão aos seus mais elementares direitos. Diante desse contexto, o presente trabalho vem de encontro à necessidade de discutir e reconhecer o Programa Projovem Adolescente. Contempla-se aqui uma discussão sobre o serviço social no programa bem como, um olhar que recai sobre o jovem inserido nesse programa numa concepção de trabalho e de educação que reafirme os lugares sociais desses sujeitos na dinâmica do capital.
Descrição: RIBEIRO, Fabiana dos Santos. Atuação do assistente social com os jovens do Programa ProJovem Adolescente da cidade de Santana do Seridó-RN. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9215
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13196
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FABIANA DOS SANTOS RIBEIRO.pdf577.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.