Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13197
Título: Violência contra a pessoa idosa: revisão de literatura
Autor(es): Figueiredo, Iris Darc Araújo de
Palavras-chave: Políticas de proteção social
Pessoa idosa
Violência contra idosos
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: Este trabalho faz uma análise sobre o arcabouço literário acerca da violência contra os idosos. Ressalta o processo de envelhecimento populacional, sublinhando a violência contra a pessoa idosa e as Políticas de Proteção direcionadas à Pessoa Idosa, sobretudo no Brasil, com suas variadas implicações. O aumento do envelhecimento se deu, devido às mudanças ocorridas com os avanços tecnológicos ocorridos na medicina, requerendo assim, políticas públicas eficazes para responder a este fenômeno social. Através dos dados coletados da revisão de literatura, verificamos que a violência, principalmente a negligência, pode ser vista devido à falta de compromisso de seus familiares, que não querem se responsabilizar por estes. O trabalho aponta, uma análise da posição da pessoa idosa no contexto social e as políticas públicas de proteção social direcionadas a essa parcela da população Brasileira. Sendo assim, o mesmo pretende colaborar para a reflexão sobre o elemento estudado e os desafios para os profissionais que irão trabalhar com esta temática, sobretudo os assistentes sociais, na consecução da política de assistência social, mais precisamente, direcionado a pessoa Idosa.
Descrição: FIGUEIREDO, Iris Darc Araújo de. Violência contra a pessoa idosa: revisão de literatura. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9574
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13197
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iris Darc Araújo de Figueirêdo.pdfPDF - Iris Darc Araújo de Figueirêdo756.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.