Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1321
Título: Refletindo sobre o planejamento na educação infantil a partir de projetos pedagógicos
Autor(es): Santos, Ednalva Clementino dos
Palavras-chave: Educação infantil
Planejamento
Projeto pedagógico
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar concepções, práticas e possibilidades do planejamento na Educação Infantil. A fim de melhor entender a temática em estudo, utilizamo-nos de alguns autores que nos deram suporte teórico: Menegolla e Sant’ Anna (2010), Vasconcellos (2010), Ostetto (online), Barbosa e Horn (2008), dentre outros. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo configurando-se em um estudo de caso, com aplicação de questionário e observações envolvendo um grupo de professoras de Educação Infantil de uma escola particular da cidade de Guarabira/PB. As observações indicaram que o planejamento é encarado como uma obrigação monótona e, quanto a isso, buscamos pensar o planejamento por meio de projetos pedagógicos como forma de torná-lo mais vivo e dinâmico. A análise do questionário revelou que o grupo reconhece o planejamento como um instrumento orientador do trabalho docente, porque estrutura e organiza a rotina escolar, porém um dos problemas que impede de ser um momento produtivo é o tempo insuficiente destinado para planejar, por isso, o grupo sugere que o momento coletivo do planejamento seja feito em um horário mais apropriado, para realizar a elaboração do plano e também partilhar ideias e experiências.
Descrição: SANTOS, E. C. dos. Refletindo sobre o planejamento na educação infantil a partir de projetos pedagógicos. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1321
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednalva Clementino dos Santos.pdfEdnalva Clementino dos Santos314.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.