Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13231
Título: Multiletramentos e multicontextos os games como entretenimento e aprendizagem de surdos
Autor(es): Silva, Emanuel Feliciano da
Palavras-chave: Educação Especial
Multiletramentos
Games
Data do documento: 18-Fev-2014
Resumo: Vivenciamos uma nova era, na qual a humanidade tem perpassado por diversas mutações e reconfigurações ao que concerne o modo de viver, pensar, ensinar e aprender, isso em decorrência do extraordinário avanço técnico-científico-informacional que tem favorecido o caminhar por novas trilhas do conhecimento. São notáveis as inúmeras contribuições das tecnologias para as diversas áreas, todavia, os games merecem uma atenção maior, visto que têm expandido num ritmo acelerado e tornaram-se o fascínio dos habitantes ouvintes ou surdos da sociedade digital. Aqui buscamos investigar os possíveis multiletramentos e contextos proporcionados pelos games como entretenimento e aprendizagem para esses povos. Utilizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, que compreendeu a revisão de literatura, aplicação de questionários e entrevistas não-padronizadas e semiestruturadas. Essa foi desenvolvida por meio da criação de um grupo focal online, nomeado como: GameON em educação: vislumbrando redes de sociabilidade e aprendizagem, criado na rede social Facebook. O corpus é constituído por um grupo de cinco professores de ambos os sexos, que desenvolvem atividades com alunos surdos, seja na rede regular de ensino ou em salas específicas de atendimento especializado em diversos estados entre esses: RN, PB, CE e PE. Para aprofundamento e embasamento teórico recorremos a autores como: (ROJO; MOURA 2012), (SOARES, 2009), (MATTAR, 2010), (MOITA, 2007), (PERLIN, 2004), (STROBEL, 2006 e 2008), entre outros que respaldaram este estudo. Percebemos tanto por meio dos pressupostos teóricos, quanto dos professores entrevistados, a necessidade da escola utilizar os games online, criando novas possibilidades de ensinar aos alunos surdos por meio da proposta do multiletramento, relacionando as práticas sociais de leitura e escrita com o uso desse valioso recurso, efetivando a emancipação digital.
Descrição: Silva, Emanuel Feliciano da. Multiletramentos e multicontextos os games como entretenimento e aprendizagem de surdos. 2013. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2948
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13231
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Feliciano da Silva.pdfEmanuel Feliciano da Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.