Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13235
Título: O uso da tabela periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo de aprendizagem
Autor(es): Lima, Antonio Jefferson dos Passos
Palavras-chave: Software
QuipTabela
ensino
aprendizagem
Data do documento: 2-Jun-2014
Resumo: Este estudo investiga o uso da Tabela Periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo ensino aprendizagem de 71 alunos das duas turmas de 1ª série do ensino médio da escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Compositor Luís Ramalho, localizada na Av. Alfredo Ferreira da Rocha, s/n, no bairro de Mangabeira em João Pessoa. Para tanto, foi realizado em sala de aula nos meses de outubro e novembro de 2011 uma análise qualitativa exploratória sobre o desempenho dos alunos pelo uso da Tabela Periódica eletrônica. É uma pesquisa colaborativa, exploratória de caráter qualitativo aliado a dados quantitativos. Através do software livre QuipTabela, traçar um paralelo com o uso da Tabela Periódica tradicional e testar a viabilidade de se aplicar como uma ferramenta de apoio. Os dados advêm de entrevista informal e questionários. Pelo estudo realizado é possível compreender a dificuldade que os alunos tem em entender o conteúdo de Tabela Periódica e a contribuição pedagógica que pode ser trazida para sala de aula pelo uso deste software através da otimização de informações implícitas como: descrições, propriedades físicas, propriedades Químicas e gráficos que não estão dispostas nas formas estáticas da Tabela Periódica.
Descrição: LIMA, Antonio Jefferson dos Passos. O uso da tabela periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo de aprendizagem. 2010. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tenologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3894
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13235
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Jefferson dos Passos Lima.pdfAntonio Jefferson dos Passos Lima2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.