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dc.contributor.authorCarvalho, Marinalva Bezerra Vilar de
dc.date.accessioned2017-03-24T20:45:26Z-
dc.date.available2017-03-24T20:45:26Z-
dc.date.issued2015-08-21
dc.identifier.otherCDD 370.152
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9203
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13243-
dc.descriptionCARVALHO, Marinalva Bezerra Vilar de. Possibilidades do uso das inteligências múltiplas para a escolha profissional: um estudo em três escolas públicas estaduais em Campina Grande-PB. 2015. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa para investigar se existe uma correlação entre as disciplinas que os alunos mais gostam e a profissão que ele escolhe e como isso é afetado por sua “inteligência”. O pressuposto teórico é à teoria das Inteligências múltiplas apresentadas por Howard Earl Gardner. Nesse estudo foram envolvidos 100 estudantes de três escolas públicas estaduais no município de Campina Grande-PB. Os participantes responderam um questionário com questões objetivas resultando numa pesquisa qualitativa e quantitativa que considerou os jovens estudantes como sujeitos potencialmente inteligentes. O referencial teórico e metodológico desse estudo baseado em Gardner, se dá por considerarmos importante identificar e compreender as diferentes competências e habilidades que os estudantes apresentam na sala de aula, como forma da escola oportunizar diferentes métodos de ensino capazes de desenvolver as diversas inteligências que os jovens apresentam. Como o ensino-aprendizagem no contexto das inteligências múltiplas sugere que o ser humano seja visto como um todo nas suas diferentes maneiras de agir, sentir e pensar, a análise considerou que essa realidade seria possível na perspectiva interdisciplinar de Fazenda, Morin e Antunes para compreender as escolhas profissionais dos estudantes. Constatou-se que as escolas não têm um projeto de orientação sobre as Inteligências Múltiplas para os estudantes. E as escolhas profissionais dos estudantes são feitas pela influência de mercado. Todos os estudantes em maior ou menor grau apresentam as oito inteligências estudadas na pesquisa. Concluí-se que é possível considerar o potencial do indivíduo para atuar numa determinada área de conhecimento profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Frederico Moreira Bublitzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProfissãopt_BR
dc.titlePossibilidades do uso das inteligências múltiplas para a escolha profissional: um estudo em três escolas públicas estaduais em Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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