Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13243
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Marinalva Bezerra Vilar de | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:26Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:26Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-21 | |
dc.identifier.other | CDD 370.152 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9203 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13243 | - |
dc.description | CARVALHO, Marinalva Bezerra Vilar de. Possibilidades do uso das inteligências múltiplas para a escolha profissional: um estudo em três escolas públicas estaduais em Campina Grande-PB. 2015. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa para investigar se existe uma correlação entre as disciplinas que os alunos mais gostam e a profissão que ele escolhe e como isso é afetado por sua “inteligência”. O pressuposto teórico é à teoria das Inteligências múltiplas apresentadas por Howard Earl Gardner. Nesse estudo foram envolvidos 100 estudantes de três escolas públicas estaduais no município de Campina Grande-PB. Os participantes responderam um questionário com questões objetivas resultando numa pesquisa qualitativa e quantitativa que considerou os jovens estudantes como sujeitos potencialmente inteligentes. O referencial teórico e metodológico desse estudo baseado em Gardner, se dá por considerarmos importante identificar e compreender as diferentes competências e habilidades que os estudantes apresentam na sala de aula, como forma da escola oportunizar diferentes métodos de ensino capazes de desenvolver as diversas inteligências que os jovens apresentam. Como o ensino-aprendizagem no contexto das inteligências múltiplas sugere que o ser humano seja visto como um todo nas suas diferentes maneiras de agir, sentir e pensar, a análise considerou que essa realidade seria possível na perspectiva interdisciplinar de Fazenda, Morin e Antunes para compreender as escolhas profissionais dos estudantes. Constatou-se que as escolas não têm um projeto de orientação sobre as Inteligências Múltiplas para os estudantes. E as escolhas profissionais dos estudantes são feitas pela influência de mercado. Todos os estudantes em maior ou menor grau apresentam as oito inteligências estudadas na pesquisa. Concluí-se que é possível considerar o potencial do indivíduo para atuar numa determinada área de conhecimento profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Frederico Moreira Bublitz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Profissão | pt_BR |
dc.title | Possibilidades do uso das inteligências múltiplas para a escolha profissional: um estudo em três escolas públicas estaduais em Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARINALVA BEZERRA VILAR DE CARVALHO.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.