Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13246
Título: Letramenhto digital e ensino de ciências
Autor(es): Silva, Luiz Eduardo Paulino da
Palavras-chave: Ensino de ciências
Docentes
Letramento
Data do documento: 31-Ago-2015
Resumo: Letramento digital é um termo recente, que permite o uso da leitura e de escrita em situações concretas, sejam estas presenciais ou virtuais, pois pertence a um plano conceitual relacional contínuo. O objeto de estudo aqui considerado se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita de Melo Barbosa Lima. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva de caráter exploratório e foi realizado com 04 educadores/as do 9º ano do Ensino Fundamental entre fevereiro e abril de 2015. O objeto geral da pesquisa foi analisar se os docentes de ciências trabalham o letramento digital em sala de aula e fora dela, para sensibilizar as práticas de leituras. Utilizou-se a análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Por isso foi elaborado um questionário que serviu de orientação para a pesquisa. A partir das respostas às indagações contidas no questionário traçou-se o perfil dos docentes. Em seguida, foi analisada a questão referente à Letramento nas aulas de ciências. Percebe-se que nas aulas de ciências de certa forma o letramento digital é propagado por parte de alguns professores, como: textos, artigos, redes sociais, laboratórios de informática, entre outros, direcionando os estudantes a ser um ser social/político/cultural letrado. Por outro anglo, os resultados mostram que alguns docentes conhecem o que seja letramento digital, porém, por alguns motivos não trabalham o mesmo em sala de aula com seus discentes, por alguns fatores que interferem como: falta de laboratório equipado, falta de internet e rede wifi, suportes que não existem na escola. Portanto, os docentes buscam levar os educandos a serem sujeitos críticos, dentro de um ambiento social, porém, por falta de recursos, ou de estimulo, os mesmos se desprendem de utilizar o letramento digital em sala de aula, deixando apenas o conhecimento superficial.
Descrição: SILVA, Luiz Eduardo Paulino da. Letramento digital e ensino de ciências. 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9944
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13246
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA.pdf763.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.