Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13247
Título: Hagáqué: um recurso motivador no processo de ensino da linguagem escrita
Autor(es): Costa, Gilmara Teixeira
Palavras-chave: Hagáqué
Motivador
Ensino de escrita
Tecnologia digital
Data do documento: 27-Abr-2015
Resumo: A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no ambiente escolar assume um importante papel de motivador do processo de ensino e aprendizagem. Dentre os diversos recursos tecnológicos que podem ser utilizados o software educativo é uma ferramenta que foi desenvolvida com o objetivo de dar suporte ao processo educativo. Com o intuito de investigar/verificar o software educativo HagáQuê se constitui como uma ferramenta pedagógica motivadora no processo de ensino da linguagem escrita, realizamos um estudo de caráter qualitativo que se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar e o software educativo HagáQuê no processo de ensino da linguagem escrita dentre eles: Almeida (2009, Lopes (2005), Moran (1999), Santos (2002), Soares (2010), Tanaka (2004), Valente (1999), Zacanaro (2011) dentre outros. Este estudo teve como objetivo pesquisar se o software educativo HagáQuê se constitui como uma ferramenta pedagógica motivadora no processo de ensino da linguagem escrita e sugerir uma sequência didática utilizando este software como ferramenta pedagógica. A análise deste software nos mostrou que o mesmo se constitui como uma ferramenta pedagógica dinâmica, interativa e que dá suporte ao ensino da produção e edição de histórias em quadrinhos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, porém este apresenta uma limitação não podendo ser utilizado com crianças que se encontram na fase inicial de alfabetização, ou seja, para utilizá-lo, as crianças devem ter o domínio das regras convencionais de escrita. Seguindo a proposta do estudo sugerimos uma sequência didática que poderá ser desenvolvida em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização. Neste sentido, concluímos que a mudança de postura do professor com a integração das tecnologias digitais na sua prática pedagógica poderá potencializar o processo educativo. Para tanto, reafirmamos a necessidade dos docentes participarem de formações continuadas e complementares que discutam, apresentem e ensinem a utilizar as tecnologias digitais como aliadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: COSTA, Gilmara Teixeira. Hagáqué: um recurso motivador no processo de ensino da linguagem escrita. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10923
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13247
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GILMARA TEIXEIRA COSTA.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.