Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Taíses Araújo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:34Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:34Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-21 | |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10980 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13248 | - |
dc.description | ALVES, Taíses Araújo da Silva. Formação de professores para educação online. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A disseminação do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ampliou a oferta de programas de EaD e trouxe novos desafios para que essa modalidade de ensino possa utilizar as funcionalidades dessas tecnologias em situações nas quais tragam efetivas contribuições ao processo educativo. Desse modo, configuram -se novos contextos de ensino e aprendizagem, que provocam transformações no fazer docente e impulsionam mudanças na formação de professores produzidas mediante a Educação Online. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo -se de uma elaboração teórica que busca analisar a importância de uma formação continuada de docentes do Ensino Superior para atuar na EaD Online. As experiências formativas em Educação online, apesar de utilizarem diferentes ambientes de aprendizagem com várias interfaces que possibilitam uma comunicação mais interativa e cooperativa, continuam pautados em práticas pedagógicas baseadas numa educação instrucionista, cujo principal fundamento é a perspectiva instrumental que reduz o sujeito a condição de objeto. Isto devido à sua lógica meramente sequencial e reprodutivista, subutilizando todo o potencial interativo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A EaD não é apenas uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais, nem trata da simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios telemáticos. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica e respectiva abordagem pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Robson Pequeno de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Informática - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para educação online | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - TAÍSES ARAÚJO DA SILVA ALVES.pdf | 403.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.