Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Taíses Araújo da Silva
dc.date.accessioned2017-03-24T20:45:34Z-
dc.date.available2017-03-24T20:45:34Z-
dc.date.issued2011-02-21
dc.identifier.otherCDD 371.33
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10980
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13248-
dc.descriptionALVES, Taíses Araújo da Silva. Formação de professores para educação online. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA disseminação do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ampliou a oferta de programas de EaD e trouxe novos desafios para que essa modalidade de ensino possa utilizar as funcionalidades dessas tecnologias em situações nas quais tragam efetivas contribuições ao processo educativo. Desse modo, configuram -se novos contextos de ensino e aprendizagem, que provocam transformações no fazer docente e impulsionam mudanças na formação de professores produzidas mediante a Educação Online. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo -se de uma elaboração teórica que busca analisar a importância de uma formação continuada de docentes do Ensino Superior para atuar na EaD Online. As experiências formativas em Educação online, apesar de utilizarem diferentes ambientes de aprendizagem com várias interfaces que possibilitam uma comunicação mais interativa e cooperativa, continuam pautados em práticas pedagógicas baseadas numa educação instrucionista, cujo principal fundamento é a perspectiva instrumental que reduz o sujeito a condição de objeto. Isto devido à sua lógica meramente sequencial e reprodutivista, subutilizando todo o potencial interativo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A EaD não é apenas uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais, nem trata da simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios telemáticos. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica e respectiva abordagem pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Robson Pequeno de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInformática - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.titleFormação de professores para educação onlinept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TAÍSES ARAÚJO DA SILVA ALVES.pdf403.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.