Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13258
Título: Condições ambientais da mata ciliar do Rio Piquiri, Pedro Velho/RN
Autor(es): Silva, José Bezerra da
Palavras-chave: Mata Ciliar
Recursos Hídricos
Abastecimento D’água
Data do documento: 2016
Resumo: A água é fundamental para a preservação da vida no planeta. O Brasil é abundante em recursos hídricos, mas apesar disso, ainda é grande o desperdício de água. O objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de degradação da mata ciliar do Rio Piquiri, Pedro Velho/RN e que consequências a retirada dessa vegetação pode trazer para população que se utiliza desse recurso hídrico. Foram escolhidas áreas ciliares do Rio Piquiri, o qual possui uma extensão de aproximadamente dez quilômetros, com sua nascente localizada entre os municípios de Espírito Santo e Pedro Velho, ambos no estado do Rio Grande do Norte, na margem esquerda e direita, a fim de identificar quais as áreas de vegetação mais degradadas do rio. O Rio Piquiri é responsável pelo abastecimento d’água de parte do município de Pedro Velho/RN, Localizando-se em seu percurso uma estação de tratamento da CAERN, (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), Observou-se a vegetação do leito maior do citado recurso hídrico e constatou-se que a área está bastante modificada, com espécies da mata ciliar sendo substituídas por várias outras espécies não nativas da região, como rasteiras. Neste mesmo local é visível a presença de queimadas, principalmente de espécies características das vegetações ciliares. Importante observar que o plantio de mudas é uma excelente forma de buscar a revitalização das matas ciliares. Também são encontrados grandes canaviais no decorrer do seu leito, pois o rio Piquiri localiza-se em área próxima à usina de plantio e processamento de cana de açúcar, trazendo vários prejuízos ambientais para a região e especificamente ao Rio Piquiri.
Descrição: SILVA, J. B. Condições Ambientais da Mata Ciliar do Rio Piquiri, Pedro Velho/RN. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13258
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Bezerra Da Silva.pdfJosé Bezerra da Silva417.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.