Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13259
Título: O processo de urbanização no município de Borborema - PB
Autor(es): Nascimento, Maria Jucélia dos Santos
Palavras-chave: Urbanização
Pequena Cidade
Crescimento Populacional
Data do documento: 2016
Resumo: A Urbanização é um processo que leva grande parte das pessoas viverem em aglomerados urbanos. Mas o fenômeno da urbanização não atinge exclusivamente as cidades grandes, as cidades pequenas também tiveram acentuadas mudanças no espaço urbano. O presente trabalho tem objetivo analisar a construção histórica e o desenvolvimento demográfico, econômico, político e social da cidade de Borborema/PB que está localizada na microrregião do agreste paraibano. O município de estudo segundo o IBGE (2010) conta com 5.111 habitantes. No qual se enquadra na hierarquia urbana de aglomerados com menos de 20 mil habitantes, com a classificação de pequena cidade. O trabalho também analisa o acelerado processo de urbanização, em relação ao rápido e desordenado crescimento das cidades sem o devido planejamento urbano. Ao mesmo tempo a cidade não consegue absorver o quantitativo populacional, ocasionando em sérios problemas urbanos enfrentados pelas cidades de porte médio e grande, não sendo diferente nas cidades pequenas, a única diferencia reside na escala de grandeza. A ocupação do espaço urbano sem planejamento, trouxe conseqüências graves como a precariedade e a ausência de serviços básicos de infra estrutura, em destaque os problemas de saneamento básico como falha da coleta de lixo, a destinação inadequada para o esgoto, poluição hídrica e a falta de água potável para o consumo humano, contribuindo para efeito negativo da urbanização.
Descrição: NASCIMENTO, M. J. dos S. O processo de urbanização no município de Borborema - PB. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13259
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jucélia dos Santos Nascimento.pdfMaria Jucélia dos Santos Nascimento13.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.