Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13260
Título: Identificação de vulnerabilidades ambientais no Rio Vermelho, Rio Tinto/PB
Autor(es): França, Patrícia Tavares de
Palavras-chave: Degradação Ambiental
Rio Vermelho
Impactos Ambientais
Data do documento: 2016
Resumo: O crescimento populacional têm provocado diversos impactos sobre o meio ambiente. Particularmente, o uso inadequado do recursos naturais nas margens dos recursos hídricos tem provocado diversas vulnerabilidades que merecem ser analisadas à luz do conhecimento científico. O estudo da bacia hidrográfica é considerado a melhor maneira de se investigar as mudanças no meio ambiente e encontrar respostas para a busca se soluções para a manutenção, preservação e recuperação de áreas degradadas. A presente pesquisa visa caracterizar e analisar as vulnerabilidades ambientais existentes no Rio Vermelho no município de Rio Tinto/PB, onde foram observados e analisados os impactos que ocorrem na área de estudo. A análise iniciou através do método Teoria Geral dos Sistemas, com base em um estudo integrado do meio ambiente, seguida de pesquisas bibliográficas, leituras,fichamentos eos trabalhos em campo. As entrevistas foram semiestruturadas e aplicadaspara moradores da área adjacente, para uma melhor obtenção de dados da população sobre a área estudada. Os resultados obtidos ao longo do Rio Vermelho confirmaram um processo acelerado da retirada da mata ciliar, queimadas, identificação de áreas assoreadas, presenças de resíduos sólidos devido as ações antrópicas que provocam a poluição e a contaminação da água e do solo. Diante dessas condições é necessário que sejam tomadas medidas mitigadoras para minimizar os impactos até mesmo solucionar tais problemas como:iniciar um reflorestamento com espécies típicas da mata ciliar da região, elaborar planos de educação ambiental para a população ribeirinhas, para proteger espécies raras, endemias, vulneráveis, preservar os recursos hídricos, contribuir para o monitoramento ambiental.Medidas como estas poderão contribuir para que os recursos hídricos, fauna e flora sejam preservados e possam ainda ser usufruídos pelas gerações futuras.
Descrição: FRANÇA, P. T. de. Identificação de vulnerabilidades ambientais no Rio Vermelho, Rio Tinto/PB. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13260
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Tavares de França.pdfPatrícia Tavares de França1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.