Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13263
Título: Práticas culturais na comunidade de Capoeiras em Macaíba-RN: pontos de convergência e divergência entre o antigo e o novo
Autor(es): Gomes, Rosângela Rodrigues
Palavras-chave: Práticas Culturais
Sociedade
Comportamento
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho intitulado “PRÁTICAS CULTURAIS NO ASSENTAMENTO COMUNIDADE DE CAPOEIRASEM MACAÍBA-RN: pontos de convergência e divergência entre o antigo e o novo”, discute sobre o comportamento cultural desta comunidade a partir da relação cultura e história, e identifica as frequentes mudanças no pensamento e modo de vida dos moradores/as quanto as práticas culturais e socais desenvolvidas nesta comunidade. Utilizamos como percurso metodológico e instrumento de pesquisa a observação do cotidiano da comunidade e nele enfatizamos as práticas culturais. Também realizamos pesquisa de caráter bibliográfico a luz de autores que conceituam as práticas culturais enquanto comportamento social e humano. A partir destes instrumentos de pesquisa identificamos e caracterizamos as práticas culturais antigas e as que foram incorporadas na contemporaneidade. Concluímos que em meio as recentes mudanças a comunidade mantém a sua essencialidade, visto ser identificada pelos/as moradores/as como lugar de preservação e fortalecimento das suas origens e através das suas práticas culturais se reconhecem, se redescobrem, e desenvolvem o sentimento comunitário de pertença.
Descrição: GOMES, R. R. Práticas culturais na comunidade de Capoeiras em Macaíba-RN: pontos de convergência e divergência entre o antigo e o novo. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13263
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosângela Rodrigues Gomes.pdfRosângela Rodrigues Gomes884.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.