Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13264
Título: Processo de regeneração da biodiversidade da Serra do Espinho, Pilões/PB
Autor(es): Silva, Auricélia Batista da
Palavras-chave: Fauna
Vegetação
Conservação da Biodiversidade
Data do documento: 2016
Resumo: A mata Atlântica é uma das principais prioridades para a conservação da fauna e da flora brasileira. Como remanescentes dessa floresta, os brejos de altitude do nordeste cobrem algumas serras e planaltos, inclusive a Borborema, onde está localizada a Serra do Espinho, entre os municípios de Pilões e Cuitegi, no estado da PB. A presente pesquisa objetiva realizar um estudo do processo de regeneração da biodiversidade nos espaços ocupados pelas comunidades rurais Veneza, Ouricuri, Poço Escuro e Titara, na Serra do Espinho, Pilões/PB e seus diversos usos, para diagnosticar a situação atual e sugerir ações para a preservação das espécies existentes. A metodologia seguiu a proposta de Mueller-Dombois & Ellenberg (1974), Rodal et al., (1992) e Araújo & Ferraz (2004) que consistiram em quatro unidades amostrais, na medida de 10m x 10m, sendo uma unidade amostral para cada comunidade. Para o levantamento das espécies da fauna, trabalhou-se concomitantemente ao levantamento da vegetação. Seguiu-se uma tabela preenchida de acordo com as informações dadas por pessoas da comunidade, constando o nome vulgar e o nome científico de cada animal. A área de cobertura vegetal amostrada na Serra do Espinho é formada por 165 indivíduos, pertencentes a 17 famílias, sendo que 148 espécies foram identificadas e 17 estão indeterminadas. As espécies com maior incidência em representação da flora estudada foram o Astronium fraxinifolium Schott ex Spreng. da família Anacardeacea, com 41 indivíduos, Inga vera subsp. affinis (DC.) T.D. Penn. da família Fabaceae , representada por 28 indivíduos, Guazuma ulmifolia Lam. da família Malvaceae, com 16 indivíduos e Cordia goeldiana Huber. da família Boraginaceae com 20 indivíduos dentro da amostra. Os quantitativos das seguintes espécies da fauna: 38 espécies de aves; 13 espécies de mamíferos; 13 espécies de repteis; 8 espécies de peixes e crustáceos, comumente vistas nas quatro comunidades da Serra do Espinho. Esses resultados demonstram a riqueza das espécies animais nessa região. Contudo, estão extremamente ameaçadas, devido à fragmentação da cobertura vegetal. A biodiversidade da Serra do Espinho corre o risco de extinção e perda de várias espécies, caso não seja estabelecida, urgentemente, a tomada de decisão pelos órgãos competentes, para respeitar o que reza a Lei de Crimes Ambientais (Lei N.º 9.605/98).
Descrição: SILVA, A. B. da. Processo de regeneração da biodiversidade da Serra do Espinho, Pilões/PB. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13264
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Auricélia Batista da Silva.pdfAuricélia Batista da Silva599.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.