Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13269
Título: Quem são vocês? O povo unido outra vez!: o grito dos excluídos em Santa Rita-PB (2002 a 2004)
Autor(es): Lima, Emanuelson Matias de
Palavras-chave: Grito dos Excluídos
Movimentos Sociais
Igreja Católica
Santa Rita
Data do documento: 2015
Resumo: A manifestação do Grito dos Excluídos é uma expressão da convergência de pautas comuns das lutas populares organizadas por diversos movimentos sociais do Brasil. Realizado no município de Santa Rita-PB desde 2002, por iniciativa da Igreja Católica, seus atos reivindicatórios pautaram a sociedade civil e os órgãos públicos municipais. Este artigo visa registrar a experiência de lideranças locais na promoção do Grito dos Excluídos de Santa Rita-PB e o papel social desta manifestação nos anos de 2002 a 2004, identificando as motivações para a realização destes atos públicos e os autores envolvidos, analisar a construção da metodologia utilizada e refletir a mobilização e o impacto na sociedade santa-ritense. Estrutura-se em quatro partes, a saber: na primeira parte aborda-se o histórico do Grito no Brasil, citando o processo que deu origem à manifestação nacional. Na segunda parte, situa o contexto eclesiástico da Arquidiocese da Paraíba, e o compromisso sócio-político desta. Num terceiro momento analisa-se a Paróquia de Santa Rita e seu envolvimento em lutas populares no município, do qual advém a quarta parte, bem específica, sobre o Grito dos Excluídos em Santa Rita propriamente dito. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas e na análise de documentos oficiais da Paróquia de Santa Rita, das publicações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Arquidiocese da Paraíba. Ademais, analisamos registros de fatos históricos e abordagem de aspectos empíricos. Os resultados mostram o protagonismo quase que exclusivo da Igreja Católica, principalmente da Paróquia de Santa Rita, e suas organizações, desde a elaboração até a avaliação do Grito dos Excluídos, embora ao longo dos anos outras Paróquias e entidades da sociedade civil se incorporaram à organização da manifestação, contribuindo para a ação sócio-política de grupos sociais desfavorecidos economicamente.
Descrição: LIMA, E. M. de. Quem são vocês? O povo unido outra vez!: o grito dos excluídos em Santa Rita-PB (2002 a 2004). 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13269
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelson Matias de Lima.pdfEmanuelson Matias de Lima2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.